
A evolução é o caminho para o futuro. Esse é o mote da nova campanha institucional da TIM, que reforça o compromisso da operadora com a transformação digital. Na comunicação desenvolvida pela agência Z+ e com a participação do dançarino alemão Sven Otten, a antiga assinatura “Evoluir é Fazer Diferente” dá lugar ao novo tagline: “A Evolução Não Para”. O filme para TV já está no ar. “O filme e a nova assinatura refletem a atual estratégia da TIM, de evoluir junto com os hábitos dos consumidores e oferecer aos clientes mais possibilidades, exclusividade e um constante avanço na oferta de produtos, serviços e tecnologia. A presença do Sven nessa ação é resultado do sucesso que nossas campanhas focadas em música e dança vem fazendo. É uma linha de comunicação que nos aproxima ainda mais dos usuários e que será importante nessa virada da marca”, destaca Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM Brasil.
A evolução é o caminho para o futuro
O filme traz crianças dançando e interagindo com o Sven, ao som de “Another Day of Sun”, trilha sonora do filme La La Land. A campanha começa em uma sala de aula tradicional, onde a professora mostra para os alunos que o mundo está mudando. Com a chegada de Otten, todos começam a dançar e seguem para um túnel, que representa a evolução para um futuro próximo, dentro de uma nova realidade digital. As cenas com a participação das crianças mostram as transformações em diferentes aspectos como inovação, entretenimento e tecnologia. No encerramento, a narração explica: “A TIM sabe que a evolução é o caminho para o futuro. Por isso, a cada dia, traz para você mais tecnologia,
mais qualidade, mais entretenimento, mais possibilidades. Vem pra TIM. Aqui, a evolução não para”, destaca Ana Paula Castello Branco, (foto)diretora de Advertising e Brand Management da TIM Brasil.
Para a produção das peças, foi construído um painel de LED de 75 m² com os mesmos recursos tecnológicos usado em filmes como “Oblivion”, de Joseph Kosinski. Sven Otten atravessa o cenário, que se transforma a cada passo. “Nosso ponto de partida foi o entendimento de TIM sobre as mudanças que vem por aí na educação, cultura, música e esportes. Para as quais a operadora se compromete a evoluir todos os dias. Imprimimos esse futuro não somente na narrativa da campanha, mas também na produção, com a tecnologia de filmes Hollywodianos”, conta Alexandre Vilela (Xã), CCO da Z+. Além do filme para TV, a campanha conta com peças para a mídia impressa, digital, rádio e OOH.
Ficha técnica
Anunciante: Tim Celular S/A
Agência: Z+ Comunicação LTDA
Título: Kids – Reposicionamento
Produto: TIM Institucional
Chief Creative Officer (CCO): Alexandre Vilela (Xã)
Diretor de Criação: Rico Lins
Criação Filme: Rico Lins, Juliano Almeida
Diretor de Criação Digital: Luigi Alliegro
Supervisor de Criação Digital: Enzo Sunahara
Criação Digital: Gabriel Argenta e Alexandre Silva (Big)
Motion: Nader El Kadri
Planejamento: Daniel Rios e João Guerra
Atendimento: Guilherme Alonso, Gabriel Redigolo, Mônica Abreu, Marcella Lyra, Fernanda Salum, João Mendes, Patrícia Gabriel e Arthur Gregolini.
Mídia: Marylena Gorayeb, Leonardo Menezes, José Lucas Ferreira e Cleberson Luque.
Aprovação/Cliente: Ana Paula Castello Branco, Marcelo Murras, Ana Carolina Abess, Diogo Laranjo.
Projetos: Rafael Coelho, Felipe Brentan e Grazielle Evangelista
Produção RTV: Gilberto Pires (Gibinha) e Viviane Dias
Produção Gráfica: Z+
Artbuyer: Alice Sueko
Produtora: Delicatessen Filmes
Diretor: Gustavo Leme
Diretor de Fotografia: Marcelo Durst
Diretor de Arte: Ricardo Van Steen
Produtora Executiva: Renata Dumont
Sales: Roberta Reigado, Mari Pinheiro e Thais Previato
Coordenação Produção: Tathiana Pires e Samira Smidi
Coordenação de pós-produção: André Serra
Montador: ONON
Finalizador: DAVID CAZELI
Cor: PSYCHO N' LOOK
Pós-Produção: TRIBBO POST
Diretor de Pós-Produção: BBINHO CARVALHO
Produtora de áudio: Cabaret
Música: Guilherme Azem
Produtor: Angelo Colasanti e Lucas Comparato
Atendimento: Ingrid Lopes e Vitoria Capelasso
Locutora: Juliana Araripe
Coordenação: Verusca Garcia e Nicole Bonnet
Sinapro-SP, em parceria com a Fenapro, realizou a última etapa do road show ‘Caixa de ferramentas’
O Sinapro-SP (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo), em parceria com a Fenapro a (Federação Nacional das Agências de Propaganda), realizou no dia 12 de junho, a última etapa do Road Show “Caixa de Ferramentas Essenciais da Agência de Propaganda”. A iniciativa é importante por dar oportunidade às agências de conhecer ferramentas de gestão, pesquisa, mídia e operações, que irão contribuir para o seu desenvolvimento, aumento de produtividade e desempenho. 
As ferramentas serão apresentadas em formato de reuniões de negócios. Além da apresentação das ferramentas, o evento contará também uma palestra realizada Rede Globo. A iniciativa, que já passou por nove cidades, tem a participação da Adstream, CutluraXChange, D’Or Consultoria, Kantar Ibope, VBS, Wacom, Waze, Woodwing e Getty Images, que apresentarão as diversas ferramentas de negócios. As agências interessadas poderão inscrever até três profissionais para participar (recomenda-se a participação de profissionais de Operações e de Mídia). Mais informações pelo e-mail: [email protected]
Joanna Monteiro será jurada no lançamento do prêmio The Immortal Awards realizado pelo The Little Black Book
Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, irá compor o corpo de jurados da primeira edição do “The Immortal Awards”, prêmio promovido pelo The Little Black Book (LBB). O LBB convidou algumas das mentes mais criativas do mundo para eleger a campanha que em sua opinião, merece o título de Imortal. O julgamento será composto por duas rodadas. A primeira, realizada em outubro, será o pré-julgamento on-line. Na segunda, os jurados se reunirão em novembro para o julgamento. O anúncio dos vencedores será realizado dia 5 de novembro. Confira a escolha que a Joanna Monteiro considera “Imortal” antes de julgar os trabalhos deste ano: https://lbbonline.com/news/my-most-immortal-ad-joanna-monteiro/

O diretor de arte da WMcCann, Ian Hartz, será o representante do Brasil no Portfolio Night All-Stars neste ano. Ele teve seu portfólio selecionado em maio, no “Portfolio Night 14”, uma noite de conselhos, networking e recrutamento que acontece em todo mundo, ao mesmo tempo, com profissionais importantes da indústria e seleciona jovens criativos que se destacaram em cada um dos mercados. A ação, promovida pelo The One Club, permite que os melhores do presente – renomados diretores criativos internacionais – conheçam e orientem os líderes do futuro. Ian e outros 18 jovens criativos de diversos países, passarão uma semana em Nova York, no mês de agosto, para trabalharem juntos em um briefing para uma grande marca global.
O Rio de Janeiro recebe a partir desta terça, 12 de junho, a Velo-city, evento sobre mobilidade urbana por bicicleta realizado pela Federação Europeia de Ciclistas (ECF – European Cyclists´ Federation), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e patrocinado pelo Itaú Unibanco. Além do apoio ao evento, o Itaú promove três painéis de debate ao longo dos quatro dias de conferência. Entre os temas que serão abordados estão políticas públicas para mobilidade nas cidades; a importância do advocacy na cultura da bicicleta; as transformações nas cidades por meio da bicicleta e financiamento para o ciclismo.
Banco é patrocinador da maior conferência mundial de mobilidade urbana por bicicleta
“Por sermos um banco essencialmente urbano e reconhecermos a importância da valorização do transporte ativo para o desenvolvimento sustentável das cidades, definimos a mobilidade urbana como um pilar de investimento dentro de nossa plataforma de sustentabilidade”, comenta Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco e embaixadora da causa. “Desta forma, nosso apoio ao Velo-city é um meio de fomentarmos o amadurecimento da cultura da integração das bicicletas ao modelo de transporte urbano, em conjunto com o poder público e a sociedade, e incentivando políticas públicas para esse objetivo”, afirma a executiva.
Laranjinhas na Velo-city
As bicicletas do Bike Itaú estarão à disposição dos participantes da Velo-city. O estande da marca simulará um cenário animado em led do Rio de Janeiro no qual o ciclista poderá sentir o vento da “viagem” enquanto pedala. Ao final da atividade, o participante receberá um ‘gif’ da sua pedalada por WhatsApp, SMS ou e-mail e um brinde: o Bike Itaú Free Card. Este cartão poderá ser usado para retirar uma das laranjinhas do Bike Rio pelo período da conferência. O banco é o único patrocinador, no mundo, de sistemas de bike-sharing de dimensões nacionais, com o projeto Bike Itaú, presente em seis cidades brasileiras – Rio de Janeiro, São Paulo, Grande Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre. Além do compartilhamento de bicicletas, sua plataforma de mobilidade urbana envolve projetos como a Escolinha Bike, o iBike, as Estações Bike, os bicicletários públicos em São Paulo, a participação no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Desafio Itaú Cebrap de Mobilidade Urbana e os estacionamentos de bicicletas em quatro polos administrativos do Itaú em São Paulo, com armários e vestiários. A Velo-city acontece até 15 de junho, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site https://www.velo-city2018.rio.
Kleenex, marca pertencente à multinacional norte-americana Kimberly-Clark, apresenta uma novidade em seu portfólio. Kleenex Ultra Suave chega ao mercado com a proposta de oferecer cuidados extras que não ressecam e nem irritam a pele. O novo produto consiste em lenços de papel com maior maciez e compostos por um toque de hidratação, que ajuda no uso regular do cotidiano e principalmente em dias de uso intenso, como gripes e resfriados. A novidade também conta com mudanças nas embalagens e as duas versões disponíveis passam a ser fabricadas na cor roxa, tanto o produto em formato de caixa, ideal para deixar no escritório ou em casa, quanto a de bolso, indicada para levar em mochilas e na bolsa. A marca acredita que o lançamento pode ajudar a esclarecer a diferença de uso entre o produto e seus substitutos que não são indicados para os mesmos fins.
Técnico Tite cresce em aparições durante comerciais pré-Copa
A presença de personalidades ligadas ao futebol em comerciais de TV está aumentando a medida que a Copa do Mundo FIFA se aproxima. Segundo levantamento da Kantar IBOPE Media, realizado entre abril e maio na Grande São Paulo, Tite, atual técnico da seleção brasileira, esteve presente em campanhas para o Itaú, Samsung e Uninassau e apresentou um crescimento de 126% no volume de aparições no último mês, totalizando 267 aparições no período. Dunga, ex-técnico da seleção brasileira, lidera o ranking entre as celebridades do futebol que mais apareceram em anúncios na TV aberta na praça, com mais de 1.500 aparições em comerciais para a Ultrafarma. Neymar foi a 2ª personalidade em volume de aparições, presente 405 vezes nos últimos dois meses, representando as marcas McDonald’s, Nívea, café Pilão e C&A.

Ainda de acordo com levantamento da Kantar IBOPE Media, 14 anunciantes exploraram o uso de personalidades do futebol em suas campanhas no mercado de São Paulo. Em maio, o volume de aparições de celebridades do futebol em comerciais de TV aumentou 20% em relação ao mês anterior. A Nivea, com o quinteto de jogadores do Paris Saint-Germain, Neymar, Thiago Silva, Daniel Alves e os franceses Adrien Rabiot e Kylian Mbappé, foi o anunciante com a maior quantidade de celebridades estrelando seus comerciais. As campanhas da Samsung contaram com o técnico da seleção brasileira Tite e os ex-jogadores Jairzinho, Roberto Rivellino e Zico. A Telefônica, com Pelé e Gabriel Jesus, e a Ultrafarma, com Dunga e Neymar, seguem na sequência como os anunciantes que mais utilizaram personalidades do futebol para endossar suas marcas.

A Kantar IBOPE Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos. Acesse para mais informações.
Lázaro Ramos protagoniza campanha de aniversário de um ano do Fiat Argo
Colecionador de prêmios dados por crítica e público, o Fiat Argo completa um ano com quase 50 mil unidades vendidas. Para comemorar, o ator Lázaro Ramos será mais uma vez a estrela da nova campanha de varejo da Fiat e protagoniza o filme “Mês Aniversário Argo”, que estreia hoje (8) em redes de TV aberta e fechada. No filme o ator convida o consumidor a fazer um test drive e se surpreender com o Fiat Argo, reforçando as principais características do carro como o design, a tecnologia, o conforto e a performance. O filme tem duração de 30’ e marca a estreia da campanha de varejo on e off-line criada pela Leo Burnett Taillor Made. A produção intercala cenas que mostram os principais features e diferenciais do modelo, enquanto Lázaro destaca que o Fiat Argo é, de fato, um carro surpreendente para quem entra ou o dirige pela primeira vez. Além do convite para o test drive, a peça destaca ainda preços e condições especiais preparados pela montadora para a ocasião de aniversário do modelo. Além da TV, o filme será lançado nas plataformas digitais da marca, mídia impressa e online e rádio.
Ficha Técnica
Agência: Leo Burnett Taillor Made.
Campanha: Aniversário ARGO
Anunciante: Fiat
CCO: Marcelo Reis
VP/ECD: Wilson Mateos
Diretor de Criação: Tomas Correa e Luciano lincoln
Redatores: Filipe Medici
Diretor de Arte: André Kirkelis
Atendimento: Denise Millan, Luisa Prado, Carolina Younis, Guilherme Rocco, Ana Ceolin, Brenda Ribeiro, Simone Hozawa.
Mídia: Daniela Franco, Odair Mozzer, Bruno Buosi, Mariza Akemi, Rennan Aurieni, Vitor Perazza, Ingrid Galloro, Rodolfo Contiero, Julia Martinez, Beatriz Lindner
Planejamento: Tiago Lara, Gustavo Zilles, Vinícius Azerêdo, Pedro Rangel
Projetos digitais/ Conteúdo: Andreza Aguiar e Marco Guerreiro
Diretora de Produção Integrada: Maria Fernanda Moura
RTV: Celso Groba e Dudi Ciampolini Bourroul.
Aprovação: João Ciaco, Malú Antônio, Ana Brant, Sara Avelar e Ana Pepino (FIAT)
Artbuyer: Cristiano Godoy e Brenda Mayra
Fotógrafo: Amaury Simões
Produtora de Imagem:
Produtora: Zohar Cinema
Diretor: TOMAT
Produção Executiva: Fernanda Rossi
Line Producer: Valeria Amorim
Sales/Planejamento Estratégico: Carlos Paiva e Luisa Barbosa
Assistente de Direção: Luiz Campos
Diretor de Fotografia: Mauro Pinheiro
Diretor de Arte:
Diretor de Produção: Rose Soares
Coordenação de Pós-Produção: Gaia Lemos e Thiago Moore
Montador: Pedro Duran
Produtora de Som: QUIET CITY MUSIC+SOUND
Maestro: Chris Jordão
Produtor Musical: Chris Jordão e Equipe Quiet City
Atendimento: Xanna D’aguiar


