Trabalhando a Sinergia da Gestão para a obtenção de resultados na organização Trabalhando a Sinergia da Gestão para a obtenção de resultados na organização Trabalhando a Sinergia da Gestão para a obtenção de resultados na organização Trabalhando a Sinergia da Gestão para a obtenção de resultados na organização
Trabalhando a Sinergia da Gestão para a obtenção de resultados na organização

Agende-se: na próxima semana, 8 de Junho, sexta feira estaremos palestrando no 105.o Manhã de Negócios – Encontro Empresarial coordenado pela competente Cristiane Kiefer, da empresa Kasal. Veja detalhes no quadro abaixo:

Nossa participação, como já o fizemos em eventos anteriores da Cristiane em Vitória, Guarapari e Anchieta tem o propósito da reflexão e identificação dos caminhos para a ação e resultados no âmbito das organizações, sejam públicas ou privadas.

Muitos tem usado o termo “Inovação” como solução para todos os males, este não é o nosso propósito. A Inovação deve estar contida num contexto mais amplo de Educação, capacitação, estrutura, planejamento e foco em resultados.

Nossa intervenção neste encontro é baseada nos estudos da Gestão Eficaz onde os conceitos se agrupam em um modelo de sinergia e foco em resultados. Termos como o Kaizen (melhorias contínuas pró inovação) e o Kairyô (Inovação com investimentos) são trabalhados de forma corriqueira e validam todo o esforço no atingimento de bons resultados de produtividade e competitividade.

O quadro acima mostra que na organização 95% ou mais, os processos são geridos com base nos esforços de rotina, trabalhando no modelo “A” e convivendo com excesso de desperdícios e outras perdas em percentuais elevados. Sobra muito pouco para o modelo “B” onde estão o Kaizen e o Kairyô.

No quadro seguinte vem a conclusão do modo de gestão onde situamos a organização que vive na gestão de urgências (Gerente tipo Bombeiro, apagando fogo o tempo todo) e a organização que dominando a rotina, tem tempo para as coisas importantes, onde a visão e a Inovação se completam e justificam os bons resultados e a liderança no ambiente e ou mercado.

Outro quadro a ser debatido é o da Metodologia como base para a sinergia da gestão inteligente focada em resultados tendo nesta abordagem a essência do PDCA – Planejar, Desenvolver, Controlar e Agir.

Trabalhar o método com profundidade (Deming: Nada supera o conhecimento profundo), é fator de garantia de bons resultados. A obsessão pelos bons resultados e seus diferenciais traz estabilidade e uma base firme e necessária para um ambiente inovador que possibilite o crescimento constante e firme da organização.

Esperamos a sua presença lá no Shopping Norte Sul no dia 8 de Junho (Semana do Meio Ambiente) a partir de 7;30h da manhã. Faça sua inscrição pelo site www.manhadenegocios.com.br – Até breve!

Apoio:

Blog Gestão e Resultados – Folha Vitória

Academia Brasileira da Qualidade – ABQ

Fundação Espírito-santense de Tecnologia – FEST

União Brasileira para a Qualidade e Inovação – UBQI-ES

 

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.