Transformando ideias em oportunidades - Workshop de Eng. de Produção

GAF_2015.11.08_20h24m21s_020_O mercado de trabalho exige de seu candidato todo o potencial, por isso o aperfeiçoamento e atualização são os melhores meios para o sucesso. Um estudante de graduação em Engenharia adquire uma elevada carga teórica ao longo de sua faculdade e necessita manter-se continuamente atualizado e em contato com situações reais de aplicação dos conhecimentos adquiridos para se inserir neste mercado, hoje tão competitivo.

Nos   tempos   atuais,   um   profissional   bem   informado   e   que   domine conhecimentos e técnicas contemporâneas de mercado e a habilidade de gerir e de aplicar teorias a situações práticas tende a estar à frente daqueles que estão fora deste contexto mercadológico.

O I Workshop de Engenharia de Produção terá como tema “TRANSFORMANDO IDEIAS EM OPORTUNIDADES” e será voltado principalmente para estudantes de graduação em Engenharia de Produção, além de empresários, consultores, administradores, engenheiros, pessoas especializadas na área e interessados em conhecer os recursos e conhecimentos que o curso de Engenharia de Produção pode proporcionar a um profissional. O evento terá a duração de três dias e neste período objetiva-se aproximar os participantes dos conhecimentos abordados no tema através de palestras, minicursos, visitas técnicas e outras atividades didáticas. Com isso, os participantes do evento terão noção das diferentes áreas de atuação da Engenharia de Produção bem como as oportunidades e ameaças do mercado de trabalho, novas tecnologias e tendências.

“Transformando Ideias em Oportunidades”

“Oportunidade é atrativa, tem potencial para gerar lucros e está disponível em momento e/ou local IMG_1343adequado para quem vai utilizá-la. Por isso, uma oportunidade não depende de quem a encontra, mas de quem tem condições técnicas e financeiras para executá-la. Geralmente surgem em função de identificação de desejos e necessidades insatisfeitas. Identificar as oportunidades é um desafio imenso. Em geral estão camufladas nos erros tecnológicos, atrasos, avanços, caos. Quanto mais imperfeito o mercado for, maiores as chances de surgir novas oportunidades. Por isso, o empreendedor precisa ter senso de observação para transformar uma boa ideia numa grande oportunidade.” – Gisella Mandaro

Objetivos

Ampliar o intercâmbio de informações, ideias e oportunidades entre estudantes, pesquisadores, professores e profissionais. Contribuindo assim para ampliar a qualidade da oferta de Profissionais na Área de Engenharia de produção no Espírito Santo, em especial, no Norte do Estado.

Discutir o papel da Engenharia de Produção, e a sua forma de atuação no quadro competitivo atual;

Proporcionar condições favoráveis para o perfeiçoamento dos conhecimentos técnico e cultural dos participantes;

Promover espaço para discussões, reflexões e proposições relacionadas à grande área de Engenharia de Produção, enquanto atividade profissional e campo de pesquisa;

Prover um networking para compartilhamento de experiências por meio de canais interativos para abrangermos um maior número de pessoas;

Oportunizar aos participantes a condição de conhecer as novas tendências da Engenharia de Produção em geral.

Preocupação Socioambiental  

Imagem (38)O I Workshop de Engenharia de Produção trabalhará além da promoção do intercâmbio de conhecimentos a preocupação socioambiental, determinando que no ato do credenciamento e inscrições presenciais na semana do evento deve ser feita a doação de 1 kg de alimento não perecível. Com isso, o evento poderá beneficiar também instituições de caridade. Durante o I Workshop de Engenharia de Produção – UFES/São Mateus será realizada, também, uma campanha de conscientização sustentável.

Organização

O I Workshop de Produção é organizado pela Zetta Júnior, Empresa Júnior de Engenharia de Produção, juntamente com estudantes do curso do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES – UFES) com apoio do Departamento de Engenharias e Tecnologia (DETEC) e do Departamento de Computação e Eletrônica (DCEL).

Período e Local de Realização

O evento ocorrerá entre os dias 10, 11 e 12 de Novembro, nas dependências da Universidade Federal do Espírito Santo – São Mateus.

CEUNES – UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo – São Mateus está localizado em São Mateus, no norte do Estado, a 222 Km de Vitória. O Ceunes é uma unidade de ensino descentralizada da Ufes, e possui uma unidade de pesquisa em seu campus – a Fazenda Experimental – onde são realizadas pesquisas nas áreas ambiental, agricultura e Agronomia.

Público-Alvo

O público-alvo é constituído por estudantes de graduação em Engenharia de Produção, tanto da UFES – São Mateus (Universidade Federal do Espírito Santo – São Mateus) em que será realizado o evento, tanto como os estudantes da mesma área, de Instituições de Ensino Superior da região e do Estado. Bem como estudantes de pós-graduação, professores, profissionais, empreendedores e demais interessados no tema, totalizando cerca de 250 participantes.

Coordenação do Evento  

Coordenador geral do evento: Bruno Caetano Monteiro

Professor Coordenador do Evento: Wellington Gonçalves

Comissão Organizadora: Equipe Zetta Júnior e Comissões de Apoio.

Maiores informações e inscrições no site: http://wep2015.wix.com/producao

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.