8 em 10 periódicos especializados tem se dedicado a falar, comentar e procurar saídas para a famosa CRISE. Passa pela economia mundial, pelo nosso governo na crise política, e passa também pela nossa estrutura empresarial privada. De uma forma geral as crises são antigas, cíclicas e repetitivas e aparecem com mais vigor para aqueles que estão despreparados para a competição.

Nosso pensamento nos remete a algumas estratégias simples e objetivas, ou seja:

1. COOPERAÇÃO – a situação de crise nos chama a pensar e agir de forma cooperativa. Não dá para lutar sozinho e é preciso reunir mentes, corações, braços e pernas para esta guerra da competitividade mundial e nacional. Não podemos deixar de lado as habilidades e capacidades dos nossos colaboradores neste momento tão especial.

GAF_2016.05.04_09h20m11s_006_2 – PARTICIPAÇÃO – A participação de todos é fundamental para o sucesso do empreendimento. Não podemos contar somente com alguns cérebros mas sim com 100% de todas as inteligências disponíveis. A participação inteligente pressupõe lideranças altamente capacitadas e mobilizadoras. As empresas e organizações de sucesso no mundo inteiro (com ou sem crises) mostram que “tudo  vem das pessoas” (Tom Peters, Em busca da Excelência), e nós não podemos deixar de considerar esta vantagem altamente competitiva.

3 – METODOLOGIA – a palavra Método vem do grego: Meta, direção e Hodós, caminho. Portanto a direção e o caminho são requisitos importantes para assegurar o sucesso do projeto, empreendimento ou causa. Pessoas e método combinam muito bem pois reúnem o que tem de melhor em termos de emoção (criatividade) e razão (inovação e resultados).

4 – SIMPLICIDADE E RESULTADOS – como base para a obtenção de resultados em qualquer tipo de empresa ou organização pública, por exemplo,  apresentamos no conjunto das ideias e caminhos viáveis a proposta imediata de implantação do PROJETO 5S nas empresas.  A formulação de origem japonesa reúne os 3 pontos citados acima: Cooperação, Participação, Metodologia e Resultados. Veja o conjunto sistematizado do 5S abaixo:

GAF_2016.05.04_08h47m55s_001_Como o método do 5S é simples muitas organizações não lhe dão a importância devida, entretanto esse sistema tem grande profundidade no que diz respeito ao comportamento humano, educação e disciplina. Exige liderança efetiva e com capacidade de sinergia para alcançar resultados significativos. A participação organizada, inteligente e disciplinada de todos os empregados pode se constituir em uma excelente ação para a redução dos custos e melhoria do desempenho de setores e de toda a organização.

Como implantar? Existem muitas consultorias especializadas no método em todo o Brasil. Não será muito difícil encontrar ajuda necessária para atender desde a micro até a grande empresa, prefeituras, governos e quaisquer outros tipos de organizações. De uma forma geral o processo de implantação segue os passos abaixo:

GAF_2016.05.04_08h52m28s_002_Nesse primeiro quadro, começamos com o Treinamento do 5S – 8 ou 16h dependendo das possibilidades da organização, sistema de trabalho, locais adequados e preparação didática básica. Um dos quadros, de grande importância é o registro do “Antes”, ou seja, fotografia de todos os setores ressaltando não conformidades organizacionais que poderão ser melhoradas. O processo vai até o “Dia D” quando se faz a primeira avaliação do projeto em termos de resultados. Veja agora o quadro seguinte:

GAF_2016.05.04_08h52m47s_003_Neste quadro ressaltamos a necessidade de avaliar e manter o 5S na organização através de um conjunto de ações e registros feitos pelo coordenador geral e também pelos gerentes de cada departamento.

Quanto mais motivados, melhores serão os resultados proporcionados pelos colaboradores. A coordenação disciplinada e criativa do método será de grande importância para o KAIZEN organizacional.

O método é simples, mas exige uma liderança real que distingue gerentes eficazes de chefes mandões. Esse é o pequeno segredo para se enfrentar crises permanentes.

Xô crise!

Fontes de pesquisa: UBQ’s, AGQ, CEBICT, Qualieng e casos reais de empresas e pesquisas na internet.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.