TURBINANDO A ISO 9001

A ISO 9001 por si só já é capaz de trazer vários benefícios para a organização, isto não se discute. Mas também sabemos que ela atende apenas de 30 a 50% dos requisitos aplicáveis para que a empresa atenda aos critérios de modelos de excelência da gestão (MEG) e possa concorrer a prêmios da Qualidade ( www.fnq.org.br).

IMG_3617Independente de querer atingir o patamar de Empresa Classe Mundial, existem formas de melhorar significativamente o atendimento da própria ISO 9001 e ter um SGQ superior à média. Seria como ter um SGQ turbinado

Para isso, é necessário conhecer e aplicar uma série de outras diretrizes de normas, não certificáveis, mas extremamente úteis quando se trata de ir além do básico.

Não incluimos na lista a ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário, pois ela já é primordial para um Gestor saber interpretar a ISO 9001 minimamente. Veja a lista e comentários abaixo:

ISO 9004 – Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho:

Oferece sugestões para um SGQ mais exigente. Utilizada também para esclarecer a interpretação da 9001 em alguns pontos. Tem como foco atender a todas as partes interessadas (clientes, acionistas, colaboradores, etc.). A nova versão que está para sair (2015) trata da Sustentabilidade, e trará uma série de novidades sobre a participação da Qualidade nesse tema tão importante.

ISO 10002 – Satisfação do cliente – Diretrizes para o tratamento de reclamações nas organizações:

Indica as formas ideais de tratar a comunicação com o cliente, suas reclamações, como avaliar o desempenho desta área tão delicada para o sucesso da organização.

ISO 10013 – Diretrizes para a documentação de sistema de gestão da qualidade:

Orienta sobre o que é importante possuir em toda a documentação do seu SGQ, como fazer um bom Manual da Qualidade e Procedimentos, por exemplo.

ISO 19011 – Diretrizes para auditorias:

Orienta na formação de um bom time de Auditores Internos. Da diretrizes sobre os preceitos de auditoria e ajuda a nivelar por cima a Qualidade da equipe.

ISO TR/10017 – Guia sobre técnicas estatísticas:

Oferece o uso correto da estatística pode beneficiar a organização e o SGQ. A análise estatística dos dados gerados pelos processos ajuda a solucionar e até mesmo prevenir problemas que podem ocorrer por causa da variabilidade existente nos processos. Muitos indicadores realmente úteis podem ser criados quando conhecemos esse guia.

gaf1 034ISO 10015 – Diretrizes para Treinamento:

Muito importante para turbinar a área de RH e toda a empresa através de uma capacitação focada no que realmente interessa.

ISO 31000 – Gestão de Riscos Princípios e Diretrizes:

Um dos seus objetivos é proporcionar um referencial de alto nível para organizações que desejam implementar uma estrutura para gestão de riscos.

Além destas, existem diversas outras normas e guias que enriquecem muito o trabalho do Gestor da Qualidade, turbinando a ISO 9001 com informações e novos recursos e técnicas, ampliam a capacidade do Gestor de interpretar adequadamente a norma e gerenciar melhor os processos, tornando um profissional muito mais versátil.

Por: Ronaldo Costa. Adaptação: Ricardo Apolinário.

Getulio Apolinário Ferreira

Colunista

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.

Escritor pela Qualitymark Editora, Consultor organizacional, Engenheiro na linha da gestão japonesa com dois estágios no Japão nas áreas de projetos criativos dos Thinking Groups da Kawasaki Steel, Qualidade Total, Kaizen/Inovação e programas Zero Defeitos estabelecendo um forte link com o Programa de Qualidade Total da CST, hoje Arcelor Mittal. Getulio participa também, com muita honra, da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ onde estão os profissionais de maior destaque nas áreas da Qualidade e Inovação do Brasil.