Economia

Nosso esforço vai ser pela tempestividade, pela agilidade, diz nova presidente da Petrobras

Nosso esforço vai ser pela tempestividade, pela agilidade, diz nova presidente da Petrobras Nosso esforço vai ser pela tempestividade, pela agilidade, diz nova presidente da Petrobras Nosso esforço vai ser pela tempestividade, pela agilidade, diz nova presidente da Petrobras Nosso esforço vai ser pela tempestividade, pela agilidade, diz nova presidente da Petrobras

A nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, prometeu “tempestividade, agilidade e efetividade” à frente da estatal, em sua primeira entrevista coletiva no cargo nesta segunda-feira, 27.

“Temos que agregar às promessas (de boa gestão) a tempestividade, a aceleração dos esforços dessa companhia. Esse é o meu perfil. Sou uma pessoa que busca fazer as coisas, mas fazer as coisas com tempestividade. O sistema petrolífero tem uma variável que é o tempo, as coisas tem que ser tempestivas”, disse Magda, ao pregar respeito à lógica empresarial.

Dividendos

Logo na sequência, a presidente da empresa foi perguntada sobre dividendos e o temor de investidores privados de verem o porcentual de proventos relativo ao fluxo de caixa livre cair. Magda, então, respondeu que vai respeitar a “lógica empresarial”.

“Vamos respeitar a lógica empresarial. Não há como gerir a Petrobras sem respeitar a lógica empresarial”, disse, para, na sequência, afirmar que é necessário atender ao mesmo tempo os interesses tanto de acionistas públicos quanto privados. “Se tem lucro, tem dividendos. Nós queremos ter lucro e queremos ter dividendos”, disse em um segundo momento, ao ser novamente questionada sobre esse assunto.

“A palavra chave é conversa. Temos que conversar muito e entender as demandas de cada um . E colocar a Petrobras para atender os interesses desses seus acionistas dentro da lógica empresarial”, repetiu, sem ser específica.

Primeiras palavras

Antes de começar a responder a perguntas, Magda lembrou que começou na Petrobras com apenas 22 anos e que retornar para chefiá-la é uma “grande honra”. Ela lembrou que foi testemunha do bom desempenho da companhia por décadas, mesmo quando migrou para a ANP, período que abarcou a descoberta e o início do desenvolvimento do pré-sal.

Depois do introito, Magda colocou suas prioridades, sendo a principal o bom desempenho da frente de exploração e produção de petróleo e gás, principal negócio da empresa. Segundo ela, é necessário repor reservas e a exploração da Margem Equatorial, no Nordeste e Norte, e da Bacia de Pelotas, no Sul do País, são prioridades para compensar o início do declínio da produção do pré-sal a partir de 2030. Em paralelo, disse Magda, está mantida a intenção de investir em energias renováveis, conforme o Plano Estratégico.