Economia

Atividade do comércio tem em 2014 menor crescimento em 11 anos, diz Serasa

Redação Folha Vitória

São Paulo - A inflação alta, a elevação das taxas de juros e a baixa confiança dos consumidores fizeram com que a atividade varejista no Brasil registrasse em 2014 o menor crescimento em 11 anos. O movimento dos consumidores nas lojas do País cresceu 3,7% no ano passado na comparação com 2013, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O resultado acentua a trajetória de desaceleração do segmento que vem sendo registrada desde 2011.

Segundo a instituição, os segmentos que contribuíram para a expansão do varejo em 2014 foram o de supermercados, alimentos e bebidas, com expansão de 3,9%, e de tecidos, vestuário e calçados, com incremento de 3,4% na atividade. Outros setores varejistas registraram expansões mais tímidas: combustíveis e lubrificantes, 1,2%; móveis, eletroeletrônicos e informática, 0,9%; e veículos, motos e peças, 0,4%. Já o setor de material de construção teve queda de 6,5% no movimento de consumidores no ano passado.

Na passagem de novembro para dezembro, já descontados os efeitos sazonais, apenas dois dos seis segmentos que compõem o indicador apresentaram expansão na atividade: supermercados, alimentos e bebidas (+2,1%); e tecidos, vestuário e calçados (+0,6%). No mesmo período, o setor de veículos, motos e peças apresentou contração de 3,9%; o de móveis, eletroeletrônicos e informática, retração de 2,8%; o de combustíveis e lubrificantes, recuo de 1,7%; e o de material de construção, queda de 1,5%, segundo a Serasa Experian.

Pontos moeda