Economia

CNI: Brasil aparece em 9º entre 11 nações em educação

Redação Folha Vitória

Brasília - O baixo desempenho dos estudantes brasileiros em testes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o País a aparecer em 9º lugar entre 11 nações avaliadas pelo estudo "Competitividade Brasil 2014", divulgado nesta quarta-feira, 14, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo compara Brasil, Turquia (8º), Chile (7º) Rússia (6º), Espanha (5º), Polônia (4º), Coreia (3º), Austrália (2º) e Canadá (1º). A educação brasileira é melhor apenas, segundo o ranking, do que no México (10º) e na Colômbia (11ª). Contribuiu para o desempenho do Brasil a queda no número de estudantes matriculados no ensino médio e a qualidade da educação. O País foi bem somente quando avaliado o volume de recursos destinados à educação.

Na avaliação da CNI, a disparidade entre dinheiro aplicado e qualidade da educação oferecida colocam em xeque a política do governo para o setor. "O contraste entre essas dimensões é observado desde o relatório de 2010 e põe em questão a eficiência e eficácia do gasto público no País", diz o estudo.

Em inovação, o Brasil aparece em 8º lugar quando avaliados apoio governamental, P&D e inovação nas empresas. O Brasil caiu da 9ª para a 10ª posição em política de compra governamental de produtos de tecnologia avançada.

Pontos moeda