Economia

CNI: desafio do governo será aumentar a confiança dos investidores

Redação Folha Vitória

Brasília - Depois de verificar uma piora da atividade industrial e das expectativas dos empresários no fim do ano passado, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende que o desafio do governo será aumentar a confiança dos investidores em 2015. O gerente de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, defende que, mesmo num contexto de ajuste fiscal, o governo pode focar em políticas de aumento de competitividade que não impliquem em alta das despesas.

"Certamente teremos um ano difícil, principalmente no primeiro semestre", disse. "Como isso pode ser revertido em termos de expectativa? O governo pode caminhar para política de aumento de competitividade sem aumentar gasto, como redução de burocracia e investimento na política de comercio exterior", exemplificou. "Se o empresário ficar confiante que a economia voltará a crescer no fim do ano, ele volta a investir."

Fonseca afirmou que a pesquisa ainda não mostra o resultado da avaliação do novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do que ele chamou de "nova política econômica". "Está cedo", disse.

Na Sondagem Industrial, divulgada nesta terça-feira, 27, a CNI mostrou que as condições financeiras das empresas pioraram no último trimestre do ano passado, devido ao crescimento dos preços das matérias-primas e a insatisfação com o lucro. O acesso ao crédito também continua numa trajetória de piora e se mostra cada vez mais difícil, segundo a entidade.

Pontos moeda