Economia

CNI: produção industrial em dezembro atinge menor nível desde 2010

Redação Folha Vitória

Brasília - A produção industrial despencou na passagem de novembro para dezembro, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A Sondagem Industrial apontou que o índice que indica a evolução da produção ficou em 38,3 pontos, o menor nível da série histórica. Em novembro, estava em 45,4 pontos. Isso significa que a queda da produção na passagem de novembro para dezembro foi a maior desde janeiro de 2010. "Embora a queda seja esperada pela sazonalidade do período, a intensidade do recuo chama atenção", aponta a CNI.

O índice que mede a evolução do número de empregados também mostrou queda no período, passando de 46,4 pontos em novembro para 44,2 pontos no mês passado. O índice varia de zero a cem. Os números abaixo de 50 indicam redução da produção. A utilização da capacidade instalada (UCI) caiu de 73% para 68% no mesmo período.

A boa notícia ficou apenas na avaliação dos estoques, que tiveram ajustes no fim do ano. O índice de evolução dos estoques de produtos finais ficou em 47,5 pontos em dezembro. Como está abaixo dos 50 pontos, significa que houve redução no nível dos estoques. Em novembro, o índice ficou exatamente em 50 pontos.

Sobre expectativas para os próximos seis meses, o indicador de demanda marcou 50,9 pontos e o de quantidade exportada, 50,2 pontos. Os dois ficaram acima dos 50 pontos, o que indica expectativa positiva. Por outro lado, as perspectivas com relação a número de empregados (46,7 pontos) e compras de matérias-primas (49,6 pontos) ficaram abaixo dessa linha. Os dados foram coletados de 5 a 15 de janeiro, segundo a CNI.

Pontos moeda