Economia

França: presidente quer que economia cresça mais de 1% para desemprego cair

Redação Folha Vitória

Paris - O presidente da França, François Hollande, disse nesta segunda-feira que o governo fará de tudo para que a economia do país cresça a um ritmo acima de 1% em 2015, em um esforço para reduzir a taxa de desemprego. "Não dá para diminuir o desemprego sem crescer acima de 1%", afirmou.

Em entrevista a uma rádio estatal, ele lembrou que há mais franceses entrando no mercado de trabalho do que saindo, o que eleva a necessidade de um crescimento econômico mais robusto, de modo a evitar um aumento do desemprego.

No terceiro trimestre de 2014, a economia francesa avançou apenas 0,4% em comparação com igual período do ano anterior, o mesmo ritmo registrado em todo o ano de 2013. "Se deixarmos essa tendência continuar, vamos caminhar para a estagnação", afirmou. Entre julho e setembro do ano passado, a taxa de desemprego subiu para 10,4% na França, de 10,1% no trimestre anterior.

Para cumprir a promessa, Hollande disse que pretende reduzir impostos para o empresariado, além de diminuir burocracias e regulações, para impulsionar o crescimento. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda