Economia

Número de brasileiros endividados caiu em janeiro, apurou a CNC

Redação Folha Vitória

Rio - O porcentual de famílias endividadas caiu em janeiro, informou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nesta quinta-feira, 29. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 57,5% das famílias informaram estar endividadas, uma queda de 1,8 ponto porcentual em relação aos 59,3% observados em dezembro de 2014 e de 5,9 pontos abaixo dos 63,4% de janeiro do ano passado. Segundo a CNC, o porcentual de famílias com dívidas ficou no menor nível desde junho de 2012.

A Peic considera dívidas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. A pesquisa revelou também que o índice de famílias com dívidas ou contas em atraso diminuiu na comparação mensal, de 18,5% para 17,8% do total. Em janeiro de 2014, o porcentual de famílias que declararam estar inadimplentes ficou em 19,5%.

"Esse resultado acompanhou a tendência observada no último trimestre de 2014, quando a cautela do consumidor em relação ao consumo, às taxas de juros mais elevadas e aos recursos extras recebidos com o 13º salário levaram à redução não apenas do endividamento, mas também dos indicadores de inadimplência", diz o comunicado da CNC.

Pontos moeda