QGEP inicia perfuração do segundo poço da Descoberta de Carcará
São Paulo - A QGEP Participações iniciou a perfuração do segundo poço de extensão da Descoberta de Carcará, localizada no Bloco BM-S-8, na Bacia de Santos, com a sonda ODN II (NS-42) equipada com Managed Pressure Drilling (MPD).
Segundo informações da empresa, enviadas em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o poço está localizado a cerca de 5km de distância do poço descobridor em lâmina d'água de 2.070 metros e será perfurado em uma única fase até a profundidade final estimada em 6.400 metros. A conclusão está prevista para meados de 2015, já a avaliação do poço através de Teste de Formação a Poço Revestido (TFR) está prevista para o segundo semestre deste ano.
Após a conclusão da perfuração do segundo poço de Carcará, a sonda ODN II será deslocada para o primeiro poço de extensão para completar a sua perfuração, cuja primeira fase foi concluída no início de novembro de 2014 pouco acima da base da camada de sal. Nesta segunda fase será atingida a profundidade final do poço, programada para 6.500 metros.
"A perfuração e os testes a serem realizados no poço fornecerão informações acerca da dimensão da acumulação descoberta pelo poço pioneiro de Carcará e da produtividade de seus reservatórios, que são fundamentais para o planejamento do sistema de produção a ser implantado na área", detalhou a QGEP.
A QGEP possui 10% de participação no Bloco BM-S-8. A Petrobras é o operador com 66% e os outros membros do consórcio incluem a Petrogal Brasil, com 14%, e a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás, com 10% de participação.