Economia

China faz agressiva injeção de capital com aproximação de feriado do ano-novo

Redação Folha Vitória

Xangai - O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) fez nesta semana sua injeção de capital mais agressiva no sistema financeiro em quatro anos, provendo liquidez antes do feriado do ano-novo lunar.

O PBoC ofereceu hoje 400 bilhões de yuans (US$ 60,79 bilhões) em empréstimos de curto prazo, conhecidos como acordos de recompra reversa, para bancos comerciais por meio de operações de mercado aberto, que normalmente ocorrem às terças e quintas.

Como o BC chinês forneceu outros 155 bilhões de yuans através de instrumentos similares no mercado interbancário na última terça-feira, a injeção líquida feita no sistema nesta semana ficou em 315 bilhões de yuans, o maior montante do tipo desde meados de janeiro de 2012, quando o volume alcançou 353 bilhões de yuans.

A injeção vem num momento em que a demanda por liquidez cresce com a aproximação do feriado do ano-novo chinês, que dura uma semana e começa no dia 7 de fevereiro.

A atuação do PBoC ocorreu também após a decisão do BC chinês de injetar outros 600 bilhões de yuans no sistema bancário, por meio de empréstimos de curto e médio prazos, numa estratégia alternativa de relaxamento monetário que tem como objetivo reduzir os custos de financiamento em períodos de dificuldades econômicas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda