Economia

China vai suspender circuit breaker para estabilizar mercado de ações

Redação Folha Vitória

Pequim - O regulador do mercado acionário da China anunciou a suspensão do novo mecanismo de circuit breaker das bolsas do país, que havia sido elaborado para ajudar o mercado de ações. Segundo o órgão, o sistema não funcionou como esperado e em vez disso exacerbou perdas.

A Comissão Regulatória de Ações da China afirmou, em comunicado divulgado na noite da quinta-feira (hora local), que o sistema de circuit breaker será interrompido já a partir desta sexta-feira. O órgão não informou durante quanto tempo essa suspensão vigorará.

O mecanismo, anunciado no mês passado, começou a operar apenas nesta segunda-feira e foi acionado duas vezes em quatro dias de negociações. A forte onda de vendas levou o mercado acionário chinês fechar nesta quinta-feira após apenas meia hora de negociações.

O circuit breaker tinha originalmente como meta proteger os pequenos investidores num momento de flutuações do mercado, disse o regulador. Mas, baseando-se na experiência desta semana, ele não conseguiu acalmar os mercados e em vez disso piorou a onda de vendas, disse a comissão.

O regulador se comprometeu a aprender com essa experiência e "melhorar constantemente" o sistema. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda