Economia

Cielo: ICVA tem queda de 1,4% em 2015, primeira queda anual do indicador

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) recuou 1,4% em 2015 ante 2014, na série com ajuste de inflação. É a primeira queda anual do indicador, que avançou 4,2% em 2014 e 5,8% em 2013.

Em 2015, com a crise econômica, o varejo foi fortemente impactado nos setores de maior valor médio de gasto e menor frequência de compra e, portanto, mais dependentes de crédito. Desta forma, todos os setores do bloco de bens duráveis, como Vestuário e Móveis, Eletro e Lojas de Departamento, tiveram retração.

Na outra ponta, bens não duráveis sustentaram o crescimento do varejo, embora também tenham sofrido desaceleração em relação a 2014. Neste grupo, Supermercados e Hipermercados - que no ano anterior crescia acima da média do varejo - ficou em linha com a média nacional do indicador.

Entre as regiões, a maior queda anual foi registrada no Sul, com baixa de 2,0%, seguido pelo Sudeste, que recuou 1,8%. Norte e Centro-Oeste tiveram o mesmo volume de queda (-1,3%) e Nordeste, que teve um comportamento mais resiliente ao longo do ano, cedeu 0,1%.

Pontos moeda