Economia

Produção industrial recua 0,4% em dezembro ante novembro; previsão -0,2%

Redação Folha Vitória

Washington - A produção industrial nos Estados Unidos recuou 0,4% em dezembro na comparação com o mês anterior, informou o Federal Reserve nesta sexta-feira. O dado veio abaixo da expectativa dos analistas consultados pelo Wall Street Journal, que estimavam recuo menor, de 0,2%.

O resultado foi influenciado pela queda nos setores de mineração e serviços públicos, afetados pela queda dos preços do petróleo e por um inverno menos rigoroso do que o normal no país.

O dado de novembro foi revisado de -0,6% para -0,9%. Já a taxa de utilização da capacidade instalada caiu para 76,5% em dezembro, de 76,9% em novembro. Analistas estimavam queda menor, para 76,8%. Antes da recessão de 2007-2009, o uso da capacidade instalada em geral ficava acima de 80%.

A produção do setor manufatureiro, que representa quase três quartos da produção industrial total, recuou 0,1% no mês passado, consequência da queda de 1,5% dos setores de peças automotivas e metais primários, que superaram por pouco a alta da manufatura de bens duráveis como eletrodomésticos e componentes para eletrônicos. Entre os bens não-duráveis, a queda da produção de produtos de petróleo e carvão foi compensada pela alta nos setores de plástico e borracha.

O setor de mineração recuou 0,8% em dezembro, o quarto mês seguido de queda. Na comparação em 12 meses, a produção no setor contraiu 11,2%. Já a produção das concessionárias recuou 2% em dezembro, reflexo do clima mais ameno no início do inverno. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda