Economia

IGP-DI de dezembro cai 0,45%, ante queda de 1,14% em novembro, revela FGV

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou redução de 0,45% em dezembro, ante um recuo de 1,14% em novembro, divulgou nesta terça-feira, 8, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado do indicador ficou dentro do intervalo das previsões do mercado financeiro, que estimavam uma queda de 1,05% a 0,12%. A queda, porém, foi menor que a mediana, negativa em 0,68%, ainda de acordo com as expectativas das instituições ouvidas pelo Projeções Broadcast.

Com o resultado, o IGP-DI acumulou uma elevação de 7,10% em 2018. Esse dado superou a mediana das projeções, de 6,84%, e veio perto do teto do intervalo, de 7,15%. O piso era 6,29%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve queda de 0,82% em dezembro, após a redução de 1,70% registrada em novembro. O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, teve um aumento de 0,29% em dezembro, ante um recuo de 0,17% em novembro. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, apresentou alta de 0,13% em dezembro, mesma variação anotada em novembro.

O período de coleta de preços para o índice de dezembro foi do dia 1º ao dia 31 do mês.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários no atacado medidos pelo IPA Agrícola caíram 0,73% em dezembro, após a queda de 2,41% em novembro, dentro do IGP-DI. Já os produtos industriais, mensurados pelo IPA Industrial, recuaram 0,85% em dezembro, depois de uma redução de 1,47% no atacado no mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram alta de 0,62% em dezembro ante um recuo de 1,01% em novembro.

Os preços dos bens intermediários caíram 1,74% em dezembro, após diminuírem 2,44% em novembro. Os preços das matérias-primas brutas registraram queda de 1,38% em dezembro, depois da redução de 1,59% em novembro.

Núcleo do IPC-DI

O núcleo do IPC-DI (Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna) de dezembro subiu 0,36%, após um aumento de 0,22% em novembro, informou a FGV. O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumulou uma elevação de 3,87% no ano de 2018.

Pontos moeda