Economia

Petrobrás planeja investimento de 4 bilhões de dólares no ES em cinco anos

A informação é do governador Renato Casagrande, que se reuniu com o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e outros diretores nesta segunda-feira (21)

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O Espírito Santo faz parte do plano de investimentos da Petrobrás para os próximos cinco anos. Segundo o governador Renato Casagrande, que participou de reunião com o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e outros diretores nesta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, a Petrobrás deve investir 4 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 15 bilhões) no estado.

"Nós fizemos a discussão do plano de investimentos da Petrobrás. É um valor importante para o estado. Se fecharmos esse acordo, ele destrava investimentos também no Parque das Baleias. Minha presença aqui no Rio é para fechar logo esse acordo. Além disso, discutimos também a questão de planta de refino de petróleo, empreendimento que pode atrair interessados se a Petrobrás abrir mão do monopólio", diz Casagrande.

Parque da Baleia

Em agenda no Rio de Janeiro, Renato Casagrande também se reuniu com diretores da Agência Nacional de Pretóleo (ANP). Na oportunidade, o governador discutiu a unificação dos campos de produção do Parque da Baleia.

"Foi uma ação que impetrei ainda em 2013, quando fui governador do estado. Quando se unifica esses campos de produção, há uma contabilidade maior de barril de petróleo e, consequentemente, nasce a possibilidade de arrecadar mais participação especial, que é a contribuição que vem da produção de petróleo", afirma o governador.

ES e RJ

A primeira agenda de Casagrande no Rio foi uma reunião com o governador Wilson Witzel para debater possíveis parcerias nas áreas de segurança pública, transportes e economia. Para Casagrande, a integração das polícias dos dois estados é fundamental para a diminuição nos crimes.

“Tratamos da necessidade de intercâmbio na área da segurança pública, principalmente na troca de informação das inteligências das polícias. Levei ao governador Witzel, para discutirmos junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e as concessionárias, a possibilidade de instalação de câmaras de leituras de placas integradas aos centros operacionais dos dois estados. Desta forma, vamos controlar melhor o fluxo de veículos e diminuir o roubo de carros e cargas”, disse Casagrande.

Ferrovia Vitória-Rio

Outro ponto em que os dois estados pretendem trabalhar juntos é na busca de melhorias da ligação entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, tanto pela rodovia BR-101 quanto pela ferrovia EF-118. “Vamos juntos ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, debater dois temas importantes: a conclusão da duplicação da BR-101, agilizando o contorno de Campos; e tratar sobre a Ferrovia EF118. Estamos lutando para que se faça até a divisa. É uma ferrovia que liga a cidade de Cariacica até o Rio de Janeiro, é um tema que vamos tratar junto”, apontou.

Os dois governadores também discutiram sobre o modelo de partilha dos royalties do petróleo e da participação especial, já que os dois estados são grandes produtores:

“Esses assuntos estão tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) e existe uma liminar da ministra Carmem Lúcia favorável ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, mas o ministro Dias Toffoli pode colocar a matéria para votar. Então, vamos trabalhar juntos na direção de proteger nossos interesses para que, se for julgada, que seja favorável a nós. Também discutimos nossa ação conjunta para que a Petrobras possa explorar ou fazer a concessão dos campos maduros de produção de petróleo”, arrematou.

Pontos moeda