Economia

Recorde: mais de 18 mil empresas foram abertas no ES em 2021

O recorde anterior havia sido registrado em 2010, quando 14.922 empresas foram abertas no Espírito Santo

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

O Espírito Santo fechou o ano de 2021 com mais de 18 mil novas empresas. O dado faz parte das estatísticas da Junta Comercial do Estado. 

Desde outubro, o Espírito Santo já havia registrado um recorde na abertura de novas empresas desde 2010, como adiantou o Folha Vitória. Na ocasião, mais de 15 mil empresas já haviam sido abertas. Com a inclusão dos últimos meses do ano, o Estado registrou a abertura de 18.272 novas empresas em 2021. 

O recorde anterior havia sido registrado em 2010, quando 14.922 empresas foram abertas no Espírito Santo. Em 2019, foram 14.476 empresas abertas e em 2011 14.380. Esses foram os anos em que houve o maior número de constituições de empresas no Estado na última década.

O presidente da Junta Comercial, Carlos Roberto Rafael, destacou a importância do empreendedor na retomada da economia no Estado. 

"Desde o primeiro semestre de 2021, eu tenho falado que teríamos esse recorde. Isso é fruto da modernização que estamos promovendo na Junta Comercial e da segurança que o empreendedor tem sentido com a retomada econômica do Espírito Santo", disse.

Os números positivos para a economia capixaba foram comemorados pelo governador. Em uma rede social, Casagrande destacou a recuperação econômica após um período de recessão mundial provocada pela pandemia da covid-19. 

"Cada dia tenho mais certeza que estamos no caminho certo e recuperando nossa economia. Dados da Junta Comercial apontam que no Espírito Santo foram abertas mais de 18 mil empresas em 2021, número recorde ao considerarmos a última década", escreveu Casagrande. 

Quebras consecutivas de recordes

Em julho, foi registrado o melhor mês para a abertura de novas empresas em toda a história: 1.813. Logo depois, em agosto, o recorde foi novamente quebrado, com a abertura de 1.904 novos negócios.

Já em outubro, o Estado alcançou o menor tempo médio para se abrir uma empresa: apenas 22 horas, segundo dados da RedeSim, do Governo Federal. O dado diz respeito ao mês de setembro, quando a média nacional foi de dois dias e três horas para se iniciar um novo negócio.

LEIA TAMBÉM: Veja o passo a passo para abrir o próprio negócio

Pontos moeda