Economia

ARTIGO | Como impactar a cultura corporativa nas empresas e evitar más condutas

Saiba como uma empresa pode influenciar o comportamento de seus funcionários e, por extensão, sua cultura corporativa, com dois métodos tradicionais para o direcionamento de comportamentos

IBEF-ES

Foto: Empregos e Concursos

*Artigo escrito por André Paris, membro de Comitê Qualificado de Conteúdo (CQC) do Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (IBEF-ES)

Continuando nossa série de textos sobre como uma empresa pode influenciar o comportamento de seus funcionários e, por extensão, sua cultura corporativa, compartilho mais dois métodos tradicionais para o direcionamento de comportamentos, os quais envolvem práticas de vigilância, estabelecimento de proibições e aplicação de sanções.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Sorria – você está sendo filmado

Uma das técnicas que podem influenciar o comportamento humano e prevenir condutas indesejáveis ​​se dá através do aumento da percepção de que a conduta indevida pode ser descoberta. 

Quais ações uma empresa poderia tomar para intensificar a percepção de seus membros de que qualquer conduta indevida praticada pode ser detectada e sancionada pela organização?

Em primeiro lugar, a organização deve promover um ambiente corporativo em que os indivíduos se sintam encorajadas e seguras para reportar qualquer conduta indevida que tenha chegado ao seu conhecimento. 

Além disso, a empresa também deve fornecer uma ferramenta muito conhecida por profissionais de compliance: um canal de denúncias que garanta o anonimato (o que aumenta o número de reportes realizados) à pessoa que comunica a conduta inadequada, e, que seja capaz de manter o sigilo (o que evita interferências indesejadas nas investigações) dos dados compartilhados.

Em termos de controles físicos, uma empresa poderia, por exemplo, investir em um ambiente de trabalho monitorado por vídeo. Outra maneira de expandir a preocupação dos funcionários em ter uma conduta indevida identificada é fazê-los ter ciência que seus e-mails e outras comunicações corporativas podem ser monitorados.

Além disso, a condução de auditorias também é uma maneira altamente eficaz de alimentar a percepção dos funcionários de que, se realizarem qualquer conduta indevida, a empresa tem grandes chances de detectá-la.

Todos os exemplos compartilhados aqui podem ajudar uma empresa a evitar más condutas, incentivando seus funcionários a se absterem de comportamentos impróprios ao aumentar a probabilidade de serem pegos se o fizerem.

Proibições e sanções

Talvez uma das formas mais antigas de direcionamento de comportamentos seja através da proibição e sanção de condutas indesejáveis. A história das práticas punitivas não é algo de que nós, como humanidade, nos orgulhemos – apenas lembre-se de que não muito tempo atrás a tortura era (?) um método legal de sanção para maus comportamentos.

De qualquer forma, proibições e sanções são um método comumente utilizado pelas empresas para influenciar o comportamento de seus colaboradores, e, seu uso pode representar uma relevante contribuição no processo de concepção da cultura de uma empresa através da definição, e comunicação (com clareza), de quais condutas não serão toleradas pela organização.

As medidas corretivas estruturadas e aplicadas pelas empresas podem variar e alguns exemplos são: advertências verbais ou escritas, suspensão ou demissão de funcionários, treinamento adicional para funcionários sobre as práticas de compliance da organização, proibição temporária de participação em processos de promoções etc.

Independentemente das medidas corretivas escolhidas, a empresa deve estar atenta a dois fatores importantes:

 I. As medidas corretivas devem ser proporcionais ao nível de reprovação do comportamento antiético identificado; 

II. A empresa não deve deixar de aplicar a medida corretiva prescrita (independentemente do nível hierárquico que o empregado nela implicado ocupe), sob pena de perder toda a credibilidade de seu programa de compliance.

LEIA TAMBÉM: ARTIGO | Como impactar a cultura corporativa com ações de comunicação eficazes 

Pontos moeda