Economia

Lançamentos de imóveis em SP em 2014 foi melhor que o esperado pelo Secovi

Redação Folha Vitória

São Paulo - As mais de 31 mil unidades residenciais lançadas na cidade de São Paulo em 2014 surpreendeu os executivos do Secovi-SP, segundo o presidente do sindicato, Claudio Bernardes, O Sindicato esperava uma queda de até 10% no volume de empreendimentos lançados, que caíram 7% na comparação com o ano anterior.

De acordo com Bernardes, os dois últimos meses de 2014 foram os responsáveis por impulsionar o resultado do ano. Novembro apresentou o maior volume de lançamentos, com 6,3 mil unidades. Somadas às 4,7 mil unidades de dezembro, o final do ano respondeu por 34,6% do acumulado anual.

Para 2015, o executivo disse esperar um cenário ainda difícil, apesar do ambiente robusto dos financiamentos. Ele acompanhou a projeção feita pela Abecip e disse esperar um crescimento de 5% no volume de recursos financiados para imóveis em 2015, devido principalmente aos negócios fechados em 2012.

Os preços dos imóveis na capital, por sua vez, devem continuar estáveis, afirmou o empresário. Segundo ele, o crescimento real de 0,4% nos preços em 2014 já demonstra que o mercado está em um patamar de estabilidade. Ele explica que, apesar do estoque alto, as construtoras e incorporadoras não têm espaço para reduzir seus custos, devido aos altos gastos com terrenos e às alterações impostas pelo novo Plano Diretor da cidade.

Pontos moeda