Economia

Núcleo por exclusão do IPC sobe 0,96% em janeiro ante 0,40% em dezembro, diz Fipe

Redação Folha Vitória

São Paulo - O núcleo por exclusão do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,96% no encerramento de janeiro na capital paulista. O resultado foi mais do que o dobro do observado em dezembro, quando houve elevação de 0,40%. No mesmo período de comparação, o IPC cheio passou de uma variação de 0,30%, em dezembro, para uma taxa de inflação de 1,62% no mês seguinte.

O cálculo deste tipo de núcleo leva em conta a eliminação dos preços monitorados e dos alimentos no domicílio (industrializados, semielaborados e in natura) do indicador geral.

No acumulado de 12 meses, o núcleo por exclusão do IPC atingiu alta de 5,78% até janeiro. O resultado foi inferior à variação de 5,91% do índice cheio no mesmo período.

Outro tipo de núcleo calculado mensalmente pela Fipe é o de médias aparadas, no qual são retiradas até 20% das maiores baixas de preços e até 20% das maiores altas do IPC. Em janeiro, este núcleo apresentou avanço de 0,65%, também superior ao de 0,24% do mês anterior. No acumulado de 12 meses até janeiro, o núcleo de médias aparadas alcançou a marca de 4,22%.

Pontos moeda