Economia

Número de empregados na construção encolheu em 2014, diz a FGV

Redação Folha Vitória

São Paulo - Ao final de dezembro o número de trabalhadores do setor da construção somava 3,285 milhões, queda de 4,75% sobre igual mês de 2013 e recuo de 4,34% ante novembro do ano passado. O nível de emprego na construção apresentou queda de 0,51% em 2014 ante 2013, com saldo entre demissões e contratações negativo em 18 mil trabalhadores com carteira assinada, de acordo com pesquisa do Sinduscon-SP em parceria com a Fundação Getulio Vargas.

Segundo o sindicato, a queda no número de empregados em 2014 já era esperada. "Além da desaceleração no volume de edificações imobiliárias, o setor de infraestrutura também registrou diminuição do ritmo de obras em função de diversos fatores, entre eles: interrupções de obras e demissões em função de atrasos de pagamentos dos governos da União e dos Estados, adiamento de ordens de serviços para início da execução de obras e até cancelamento de contratos em decorrência dos desdobramentos da Operação Lava Jato", afirma o presidente do Sinduscon-SP José Romeu Ferraz Neto, por meio de nota.

A expectativa do setor para 2015 ainda é de queda no emprego, uma vez que o menor volume de obras neste ano é fruto de decisões de investimento tomadas no ciclo de desaceleração em 2013 e 2014. "Para as obras de infraestrutura, esperamos que, passada a fase do ajuste, os governos coloquem seus pagamentos em dia e reiniciem contratações de novas obras, além de impulsionarem licitações de concessões e parcerias. Com isso, há expectativa de retomada do crescimento da construção em 2016", conclui Ferraz Neto.

No mês, todas as regiões do País apresentaram resultado negativo. No Estado de São Paulo a queda no ano foi de 0,70% e de 3,83% na comparação de dezembro com igual mês do ano anterior. Em relação a novembro de 2014, houve queda de 3,37%.

Pontos moeda