Economia

Produção industrial do Reino Unido cai 0,2% em dezembro ante novembro

Redação Folha Vitória

Londres - A produção industrial no Reino Unido caiu levemente no mês de dezembro do ano passado, puxada pela queda na geração de energia elétrica. O indicador registrou contração de 0,2% no comparativo mensal, mas permaneceu registrando alta de 0,5% em relação a dezembro de 2013. O resultado um pouco abaixo do esperado pelo mercado. A mediana das projeções dos analistas consultados pela Dow Jones Newswires previa alta mensal de 0,1% e anual de 0,8%.

Os números de produção industrial para outubro e novembro foram revisados para cima, de modo que o indicador registrou média de +0,1% no último trimestre. Anteriormente, estimava-se contração de 0,1% na produção do setor, de modo que os números reavaliados vieram bons e não tiveram efeito sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país nos últimos três meses de 2014, período em que a economia registrou expansão de 0,5%.

A leitura do mês de dezembro veio pior que o esperado devido à queda na geração de eletricidade e gás, segmento que subtraiu 0,19 ponto porcentual do resultado do indicador. Por sua vez, a produção de petróleo e gás natural acrescentou apenas 0,05 ponto porcentual ao índice - desempenho menor que o esperado após uma manutenção prolongada ter fechado o campo de petróleo de Huntington em meados de dezembro.

A produção manufatureira subiu 0,1% em relação a novembro e teve alta de 2,4% no ano, puxada pelos equipamentos de transporte, sobretudo os relacionados ao transporte aeroespacial. Fonte: Market News International e Dow Jones Newswires.

Pontos moeda