• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Opep e outros precisam agir para reequilibrar mercados, diz autoridade iraquiana

Economia

Opep e outros precisam agir para reequilibrar mercados, diz autoridade iraquiana

Abu Dabi - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e produtores de fora do grupo precisam agir logo para reequilibrar os mercados da commodity ou os danos poderão se agravar e exigir mais tempo para serem solucionados, afirmou hoje o representante iraquiano na Opep, Faleh al-Amri.

"A Opep vem recentemente focando a participação de mercado, em vez de defender os preços, e isso deu à organização o grande papel de remodelar a estrutura da indústria global de petróleo e gás", afirmou Al-Amri, durante conferência de energia em Abu Dabi.

Segundo Al-Amri, o Iraque está disposto a cooperar em consultas com todos os produtores pertencentes ou não à Opep, de forma a garantir a estabilidade dos mercados de petróleo e alcançar preços justos, mas a produção e exportações do país vão continuar crescendo de forma constante.

O Iraque, que integra a Opep, também vai tentar manter sua participação nos mercados de petróleo da Ásia, Europa e de outras regiões por meio de "políticas de comercialização justas e razoavelmente flexíveis", declarou o iraquiano.

"O Iraque não quer inundar o mercado (com petróleo)", disse Al-Amri, acrescentando que o país ainda planeja elevar sua produção para 6 milhões de barris por dia até 2020. Fonte: Dow Jones Newswires.