Economia

China, protecionismo e iene são riscos para economia do Japão, diz ministro

Redação Folha Vitória

Tóquio - Apesar de ter crescido pelo quarto trimestre consecutivo no fim do ano passado, a economia do Japão não está livre de preocupações, afirmou o ministro de Economia do país, Nobuteru Ishihara.

Entre possíveis riscos, Ishihara citou a volatilidade do mercado de câmbio, crescente protecionismo na Europa e possível turbulência financeira na China.

As políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, também são uma grande fonte de incerteza, mas Ishihara tentou minimizar as preocupações, após a reunião de cúpula de Trump com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no fim da semana passada. Segundo Ishihara, o Japão "teve um início promissor" no sentido de desenvolver laços fortes com o novo governo dos EUA.

Ishihara, porém, notou que o mercado cambial ficou volátil desde que Trump assumiu o poder e começou a criticar o Japão por desequilíbrios comerciais.

A China também está no foco de Tóquio, disse Ishihara, ressaltando como as reservas internacionais do país caíram rapidamente no último ano.

Dados publicados ontem à noite mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu a uma taxa anualizada de 1% no trimestre de outubro a dezembro, uma pouco abaixo da previsão de analistas, de 1,1%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda