Economia

Clima de insegurança continua e 90% das lojas ficam de portas fechadas na GV

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, os comerciantes receberam orientação e os que se sentirem seguros podem abrir os estabelecimentos

No Centro de Vitória, lojas e supermercados não abriram nesta terça-feira Foto: Daniela Künsch/Folha Vitória

Mesmo após a retomada do policiamento, com o auxílio de homens das Forças Armadas e da Força Nacional, lojas e comércios continuam de portas fechadas no Espírito Santo. 

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, os comerciantes receberam orientação e os que se sentirem seguros podem abrir os estabelecimentos. No entanto, na Grande Vitória a maioria das lojas e supermercados ainda não retomaram as atividades nesta terça-feira (07). 

"A orientação foi dada e aqueles que se sentirem seguros podem abrir seus estabelecimentos, mas pelo visto eles ainda estão com medo e mais de 90% das lojas estão fechadas. Hoje praticamente não tem nem clima para abrir, porque o próprio consumidor está intimidado", explica. 

Ainda de acordo com o presidente, eles aguardam uma posição da segurança pública para que os estabelecimentos voltem a funcionar e no momento dois aspectos podem influenciar também nas vendas. 

"A orientação é de cautela até segunda ordem, e temos que esperar a segurança pública dar posições para que os estabelecimentos voltem a funcionar. Além disso, temos dois aspectos importantes também: o problema de segurança e de assaltos que fazem com que o consumidor tenha medo de sair de casa, e também o medo de circularem com as mercadorias pelas ruas e serem roubados", conclui. 

Shopping 

Nesta terça-feira (07), o Shopping Vitória adotará o horário de domingo. O funcionamento de lojas e estandes será facultativo das 13h às 15 horas; e obrigatório das 15h às 21h. Já a praça de alimentação e restaurantes de 11h às 22h.

Pontos moeda