Economia

Novos empréstimos na China sobem em janeiro, mas ficam aquém do esperado

Redação Folha Vitória

Pequim - Os bancos chineses liberaram 2,03 trilhões de yuans (US$ 294,98 bilhões) em novos empréstimos em janeiro, segundo dados publicados hoje pelo Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês).

O resultado é bem maior que o volume de 1,04 trilhão de yuans registrado em dezembro, mas ficou abaixo da previsão de 11 analistas consultados pelo Wall Street Journal, de 2,483 trilhões de yuans em novos empréstimos.

Contratos de financiamento de médio e longo prazos para empresas não financeiras, que medem a demanda do setor corporativo, avançaram para 1,52 trilhão de yuans em janeiro, de 695,4 bilhões de yuans no mês anterior, de acordo com cálculos do WSJ baseados nos números do PBoC.

Os financiamentos imobiliários, também de médio e longo prazos, somaram 629,3 bilhões de yuans em janeiro, ante 421,7 bilhões de yuans em dezembro.

O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, atingiu 3,74 trilhões de yuans em janeiro, saltando em relação a dezembro, quando ficou em 1,63 trilhão de yuans.

Já a base monetária da China (M2) teve aumento anual de 11,3% em janeiro, após avançar no mesmo ritmo em dezembro. Analistas haviam previsto para o mês passado avanço de 1,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda