Economia

Portocel celebra 40 anos e investe R$ 85 milhões em obras

O porto, que alcançou em 2017 a marca de 100 milhões de toneladas de celulose movimentadas, se prepara para o futuro

O Portocel, localizado no município de Aracruz, no norte do Estado, e especializado em movimentações de produtos florestais, celebra 40 anos de operação nesta quarta-feira (28). Nesse período, o terminal já movimentou mais de 100 milhões de toneladas de celulose, marca alcançada em 2017.

Para marcar a data, será realizada uma solenidade que marca a inauguração de obras de modernização, realizadas ao longo do último ano e no início de 2018. No mesmo evento serão inaugurados os novos guindastes de movimentação de madeira instalados no Terminal de Barcaças. Juntos, os dois empreendimentos somam R$ 85 milhões de investimento e geraram 450 postos de trabalho na execução das obras.

Os investimentos em melhorias no Portocel incluíram a reforma e modernização de dois armazéns; a recuperação dos pisos e estruturas dos berços de atracação; além do ramal ferroviário que interliga Portocel à Cenibra. Também foram modernizados os sistemas de iluminação e de drenagem pluvial. Outra melhoria foi na portaria que dá acesso ao porto, visando otimizar o fluxo de carretas e a segurança do trânsito. O porto passou ainda por um processo de dragagem, estando apto a receber navios de calado maior.

De 1978 a 1995, o porto operava com apenas um berço. Recebia, em média, 64 navios por ano e movimentava 700 mil toneladas/ano. De 1996 a 2008, com dois berços, a média anual de navios subiu para 256 e a movimentação média anual passou para 2,8 milhões de toneladas de celulose. De 2009 a 2016, operando com três berços de atracação, o terminal recebeu média anual de 306 navios e 433 barcaças, com movimentação média de 9,2 milhões de toneladas/ano.

Portocel também é referência em baixo custo operacional e é o maior requisitante de trabalhadores portuários avulsos no Espírito Santo. O terminal, controlado por duas empresas brasileiras do setor florestal (Fibria e Cenibra), é um dos únicos do Brasil integrado a diferentes modais de transporte – rodoviário, ferroviário, tuboviário (dutos), marítimo de longo curso e cabotagem. 


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