Economia

No ES, Moro fala sobre cenário econômico e diz que pretende retomar agenda de reformas

O pré-candidato à Presidência da República desembarcou em Vitória para participar do 7º Encontro Folha Business, que acontece nesta sexta

Marcelo Pereira , Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

O pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, Sérgio Moro, desembarcou em Vitória na manhã desta sexta-feira (11), para participar do 7º Encontro Folha Business, que acontece no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 18h30

Em sua primeira agenda no Estado, Moro participou de um encontro promovido pela Associação dos Empresários da Serra (ASES), no salão de eventos de um hotel no Parque Residencial Laranjeiras. 

O ex-juiz começou falando sobre a atual situação da economia do Brasil, destacando a taxa de inflação, o aumento de juros e o cenário que, segundo ele, é de estagnação econômica. 

"Os dois candidatos que hoje ocupam a frente das pesquisas não têm propostas muito animadoras na perspectiva da nossa economia. Quero deixar muito claro que o nosso projeto, que estou liderando com o Podemos e com os aliados que estamos trazendo, é um projeto reformista. O nosso foco principal é a retomada do crescimento econômico. Para podermos fazer isso, temos a convicção que não podemos pedir, como fazem outros, um cheque em branco da população brasileira para gastar como for necessário", disse Moro. 

Leia também: 7º Encontro Folha Business vai discutir terceira via nas eleições presidenciais

Segundo ele, qualquer proposta que não tenha responsabilidade fiscal vai levar o país a um caminho mais perigoso e um aprofundamento da recessão. Para Moro, um gasto sem controle vai gerar a elevação da inflação, igualmente da taxa de juros.

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

"Nós estamos discutindo a necessidade de se ter uma âncora fiscal para resgatar a confiança e a credibilidade do Brasil, propiciar a diminuição da inflação e a redução da taxa de juros. Só assim, a gente consegue recuperar, retomar o investimento produtivo e a economia voltar a crescer com emprego e com a perspectiva da renda sendo aumentada, tanto de trabalhadores, como de empresários", afirmou. 

Moro reforçou também a necessidade de retomar algumas reformas. Ele avalia que a retomada é importante para elevar a produtividade da economia do Brasil. 

"É fundamental fazermos a reforma tributária. Há 10 anos se fala em reforma tributária e não se faz essa reforma. Ela tem que passar pela unificação dos tributos sobre o consumo, dos impostos federais, municipais e estaduais. É uma confusão que vocês, do setor produtivo, bem conhecem. Você conviver, não só com a legislação federal, mas com 27 legislações de ICMS diferente e com 5 ou 6 mil municípios com legislação de ISS diferentes. Nosso sistema é muito ruim, muito confuso", disse o pré-candidato. 

O objetivo agora, segundo Moro, é a simplificação do sistema tributário sem elevação da alíquota para qualquer setor, para não gerar resistência ou dificuldades no Congresso. 

"Queremos passar essa reforma e não gerar resistência de qualquer grupo. Se a gente for propor uma reforma que vai gerar elevação da alíquota para qualquer setor, teremos resistência e dificuldade para fazer isso passar no Congresso. Reforma tributária, mas com neutralidade em relação à carga tributária."

Veja quem estará no 7º Encontro Folha Business 

O 7º Encontro Folha Business acontece nesta sexta-feira (11), no Centro de Convenções de Vitória, a partir das 18h30. A primeira edição do evento em 2022 contará com a presença de nomes relevantes para o cenário econômico do Espírito Santo e do Brasil.

O evento é promovido pela Rede Vitória em parceria com a Apex Partners e é o principal ponto de encontro das lideranças empresariais capixabas. O Encontro será transmitido ao vivo pelo Folha Vitória.

Os eventos são sempre marcados pela presença de grandes nomes do debate público que influenciam diretamente os rumos do país.

Foto: Divulgação

O pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, Sérgio Moro, será um dos participantes desta edição.

O ex-juiz participará de um painel que discutirá as ideias da chamada "terceira via" das eleições deste ano. A discussão será mediada por Luan Sperandio, editor-chefe da Apex Partners e colunista do Folha Business.

Em sua visita ao Espírito Santo, Moro também participará de encontros com militantes e apoiadores, conversará com lideranças políticas, incluindo o governador Renato Casagrande, e visitará alguns pontos turísticos capixabas.

Além de Moro, o 7º Encontro Folha Business terá a participação de Adolfo Sachsida, Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia; Fernando Carreira, presidente do Grupo Autoglass; Sérgio Tristão, presidente da Tristão Comércio Exterior e da Realcafé; e Arilton Teixeira, economista-chefe da Apex Partners.

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Programação do evento contará com diversos painéis

A abertura do evento será com Victor Casagrande, head de Growth da Apex Partners. Logo depois, será realizado o painel "O mercado e as contas públicas: quais as perspectivas para o Brasil?", que contará com a presença de Arilton Teixeira e Adolfo Sachsida.

A mediação será de Ricardo Frizera, colunista e head do Folha Business.

O segundo debate terá como tema "o que o setor privado espera para 2022". Participarão deste painel Fernando Carreira e Sérgio Tristão, mediados por Alexandre Borborema, head de Fusões e Aquisições da Apex Partners.

O painel do qual participará Sérgio Moro está previsto para as 20 horas e será o fechamento desta edição do Encontro Folha Business.

Encontro reúne grandes nomes da política e economia do Brasil

Nas seis edições anteriores, o encontro já contou com a participação de nomes como os dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, além do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

Foto: Divulgação

"O Encontro Folha Business tem se destacado, porque tem pautado toda a mídia nacional. Vitória está se tornando, com o evento, uma espécie de Davos brasileira, pois aqui estamos conseguindo reunir os maiores líderes políticos e econômicos do país", comparou Frizera, em referência à cidade suíça onde é realizado o Fórum Econômico Mundial, que reúne as maiores lideranças do planeta.

"O Encontro Folha Business é o ponto de encontro dos nomes que constroem o PIB capixaba, que dialogam entre si sobre seus negócios e podem compreender melhor o cenário diante dos grandes nomes trazidos para expor suas ideias no evento", finalizou Sperandio.

Pontos moeda