Economia

Feira de turismo rural no ES já tem data confirmada para 2024

Evento será realizado em Venda Nova do Imigrante entre os dias 5 e 8 de setembro, na Fazenda Pindobas

Redação Folha Vitória

Foto: Divulgação / RuralTurES2024

A Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024) será realizada em nova data e local em Venda Nova do Imigrante, interior do Estado. A quarta edição do evento ocorrerá entre os dias 5 e 8 de setembro, na Fazenda Pindobas, zona rural do município reconhecido por lei como a “Capital Nacional do Agroturismo”. 

O objetivo central do evento é divulgar produtos locais, enfatizando o turismo de experiência como elemento central.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As expectativas dos organizadores para a feira são altas, prometendo superar as edições anteriores e consolidar ainda mais o turismo rural como uma atração na agenda capixaba. 

“A feira é a oportunidade para discutirmos a necessidade de planejamento para o futuro, dando sequência a todas as atividades que necessitam de força para recrutar quem está atuando na área. Assim, espera-se que não desanimem e façam com que a região fique cada vez mais conhecida, gerando oportunidade e empregos para nossas famílias e filhos”, comentou o presidente do Conselho Curador do Convention Bureau, Leandro Carnielli.

Resultados da última edição

Durante a última edição do evento, a feira atraiu um total de 40 mil pessoas durante os quatro dias de programação gratuita. Um aumento significativo de quase 15% em comparação ao ano anterior de 2022. 

LEIA TAMBÉM: Cinco empresas do agronegócio com atuação no Espírito Santo para acompanhar em 2024

A movimentação financeira também foi expressiva, ultrapassando R$ 2,3 milhões apenas no local do evento, sem considerar os benefícios para a ocupação hoteleira e toda a cadeia produtiva do turismo no município e arredores.

Novo espaço

A feira é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em correalização com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, e apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). 

Além disto, está em curso a formatação de um Distrito Turístico no Complexo Agroindustrial da Fazenda Pindobas que deverá potencializar a oferta de atrativos turísticos na região.

O espaço será a sede do Polo do Turismo de Experiência do Sebrae/ES e também contará com espaço expositivo, abordando temas relacionados com a história local, em especial a imigração italiana.

LEIA TAMBÉM: MG, SP e RS puxam expansão do Turismo Rural e Hotéis Fazenda

“O sucesso do espaço Casa Nostra na RuralturES 2023 nos motivou a criar um espaço permanente valorizando a história da imigração italiana e sua influência no agroturismo no Espírito Santo”, detalhou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Em setembro do ano passado, foi assinado um protocolo de Intenções que, além do Sebrae/ES e da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, inclui o Governo do Estado e outras entidades na criação do distrito turístico. 

O local fica localizado na ES-166, também conhecida como Rodovia Pedro Cola, que liga Venda Nova a Castelo.


Pontos moeda