• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Focus revê previsão para a Selic de junho, que agora sobe para 13,25%

Economia

Focus revê previsão para a Selic de junho, que agora sobe para 13,25%

Brasília - A projeção do mercado financeiro de que a Selic subiria um degrau mais leve, de 0,25 ponto porcentual, na reunião de abril e assim permaneceria até, pelo menos, o final do ano foi abandonada. Analistas que participam do Relatório de Mercado Focus estão divididos sobre o tamanho da alta na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do mês que vem, mas o consenso é o de que, em junho, a taxa básica de juros estará em 13,25% ao ano. A dúvida, portanto, é sobre se o colegiado optará pelo mesmo ritmo de alta que vinha mantendo agora ou se dividirá a dose em dois encontros.

Pelas séries estatísticas do BC obtidas com os economistas, a Selic ficará 13,25% até a reunião de outubro. Apenas na última edição do encontro deste ano, em novembro, é que voltaria a ceder para 13,00%. Em março, o colegiado aumentou a taxa básica de juros de 12,25% ao ano para 12,75%, conforme o esperado. Agora, a pesquisa Focus mostra uma alta de 13,13% para o encontro do mês que vem, o que revela uma incerteza sobre uma nova alta de 0,50 ponto porcentual, para 13,25%, ou de redução do ritmo de elevação, para 0,25 pp, o que levaria a taxa para 13,00%.

Por causa dessas alterações ao longo do ano é que, apesar de ter havido um congelamento das estimativas em 13,00% para o encerramento de 2015, a taxa média do ano foi ampliada de 12,88% ao ano para 13,03%. Isso embute, como foi visto nas séries estatísticas, que a perspectiva é de que o Copom elevará mais a Selic ao longo de 2015 para depois reduzi-la ao final do ano.