Economia

Levy diz que economia vai responder a estratégias para a retomada

Redação Folha Vitória

Rio - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta sexta-feira, 27, que a redução das incertezas e a formulação da estratégia para a retomada do crescimento farão com que a economia reaja em 2015. Segundo ele, questões em aberto sobre a condução da política econômica fizeram com que a atividade desacelerasse no início deste ano.

"A economia deu uma desacelerada forte no começo do ano porque havia uma série de questões. As questões estão sendo respondidas e, nesse sentido, na medida em que a gente também vai construindo essa estratégia da retomada do crescimento, certamente a economia vai responder, porque o principal fator era a incerteza que havia na virada do ano", afirmou Levy em entrevista coletiva na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no centro do Rio.

O ministro ressaltou ainda que a estratégia vem sendo desenvolvida pelo governo em conjunto com o Congresso Nacional. Levy tem mantido conversas com deputados e senadores nas últimas semanas para diminuir a rejeição das medidas de ajuste fiscal entre os parlamentares.

Um dos vetores de reação da economia, aposta o ministro, serão as exportações. Após recuarem 1,1% no ano passado, Levy espera que o câmbio mais favorável crie condições para a expansão dos embarques para o exterior.

Pontos moeda