Economia

China vai reduzir tarifas de cartões para estimular consumo

Redação Folha Vitória

Pequim - A China anunciou hoje que irá reduzir tarifas cobradas sobre transações com cartões bancários, numa tentativa de estimular o consumo doméstico e reduzir os custos operacionais do comércio.

Em comunicado conjunto, o banco central chinês (PBoC) e a Comissão Nacional para Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês) anunciaram que as tarifas serão reduzidas de forma geral.

Tarifas cobradas para cartões de débito serão limitadas a 0,35% do valor de cada transação, enquanto as de operações de crédito terão teto de 0,45%.

As medidas, que entram em vigor em 6 de setembro, levarão os estabelecimentos comerciais a economizarem cerca de 7,4 bilhões de yuans (US$ 1,14 bilhão) por ano, segundo os reguladores.

No fim de 2015, mais de 5,4 bilhões de cartões tinham sido emitidos na China e mais de 16 milhões de estabelecimentos comerciais aceitavam pagamentos em cartão. No ano passado, as transações com cartões no país totalizaram cerca de 55 trilhões de yuans. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda