Economia

Obras de dragagem do Porto de Vitória terão início em junho

A expectativa é de que, em outubro, a profundidade do acesso aquaviário passe de 11 metros para 14 metros, permitindo um aumento na capacidade de movimentação de carga de 40% no porto

Com a dragagem, a profundidade do Porto de Vitória passará dos atuais 11 metros para 14 metros Foto: ​Divulgação

A Secretaria de Portos da Presidência da República informou que o equipamento de dragagem que permitirá a conclusão das obras no Porto de Vitória começará a trabalhar nos canais de acesso ao porto no início de junho. 

A máquina Backhoe “Novadragamar”, que atualmente executa um serviço na República Dominicana, viajará para o Brasil ao longo do mês de maio. O prazo para conclusão da obra está mantido para outubro de 2016.

Com a dragagem, a profundidade do acesso aquaviário do porto passará dos atuais 11 metros para 14 metros, permitindo que navios de até 12,5 metros de calado possam atracar no local. Dessa forma, o Porto de Vitória deve ter um aumento em sua capacidade de movimentação de carga da ordem de 40%.

A máquina chama a atenção por suas dimensões e capacidade. A Backhoe “Novadragamar” tem 50 metros de comprimento. A boca, parte destinada à escavação propriamente, mede 15,5 metros, resultando em produtividade estimada em 68 mil m³/mês, sendo uma das mais modernas e potentes do mundo.

Pontos moeda