Economia

Produção industrial do Japão recua 6,2% em fevereiro pressionada por Toyota

Redação Folha Vitória

Tóquio - A produção industrial do Japão caiu drasticamente em fevereiro, registrando queda de 6,2% em relação ao mês anterior, informou o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do país. A forte retração reflete, em parte, a interrupção da produção nacional da Toyota Motor. A previsão dos economistas era de baixa de 6%, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Wall Street Journal e o Nikkei.

Os dados sugerem que a produção deverá pesar sobre o crescimento no primeiro trimestre, somando-se aos sinais de fraqueza na economia no início de 2016, após uma contração anualizada de 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB) real nos últimos três meses de 2015.

Ainda assim, a queda na produção pode ter sido exagerada pela parada da produção da maior montadora do Japão em todas as suas fábricas no Japão entre os dias 08 e 13 fevereiro. A Toyota paralisou suas operações devido a um problema no suprimento de peças decorrente de uma explosão na siderúrgica afiliada, a Aichi Steel em 08 de janeiro.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo ministério, a produção deverá aumentar 3,9% em março, e crescer 5,3% em abril. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda