Economia

Produção industrial do México cresce 1,1% no ano em janeiro, acima da previsão

Redação Folha Vitória

Cidade do México - A produção industrial do México começou este ano com resultados positivos, recuperando-se de uma contração registrada no fim de 2015, com a reação na atividade do setor de construção compensando a contração na manufatura. A produção industrial avançou 1,2% em janeiro ante dezembro, após ajustes sazonais, informou nesta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatísticas. Na comparação anual, a produção industrial cresceu 1,1% ante janeiro de 2015.

Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal esperavam crescimento menor na comparação anual, de 0,2%.

Com o resultado mais recente, a produção industrial mexicana interrompeu uma sequência de três meses de recuo. A construção impulsionou a reação, ao avançar 4% ante dezembro e 4,6% ante janeiro de 2015.

A produção manufatureira caiu 0,1% em janeiro ante o mês anterior, afetada pela desaceleração no setor manufatureiro dos Estados Unidos - as duas economias têm laços próximos. A produção nas fábricas avançou 1% ante o ano anterior, ou 2,1% excluindo-se efeitos sazonais negativos.

A produção no setor de mineração, que inclui petróleo e gás, avançou 1,4% em janeiro ante dezembro, mas sofreu queda de 2,5% ante o ano anterior.

A produção industrial mexicana teve uma contração no quarto trimestre, diante da produção menor no setor de mineração e construção. Em todo o ano de 2015, a produção industrial cresceu 1%, enquanto a economia como um todo teve expansão de 2,5%, graças à força do consumo doméstico. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda