• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Chefe do supervisor bancário do BCE defende consolidação no setor

Economia

Chefe do supervisor bancário do BCE defende consolidação no setor

Frankfurt - A presidente do supervisor bancário do Banco Central Europeu (BCE), Danièle Nouy, afirmou hoje que a Europa tem bancos demais e reiterou que o setor precisa se consolidar mais.

"Precisamos de consolidação no sistema bancário", disse Nouy, acrescentando que isso pode acontecer tanto dentro dos países da região como além das fronteiras.

Nouy, que comanda o chamado Mecanismo Único de Supervisão, também comentou que a rentabilidade continua a ser um "ponto fraco" dos bancos europeus.

O grande número de bancos em certos países da zona do euro é apontado como um dos fatores que pesam nos lucros de instituições financeiras.

Nos últimos anos, autoridades europeias vêm tentando simplificar o setor bancário do continente com o estabelecimento de um supervisor único de uma autoridade de resolução em comum.

Um eventual esquema de garantia de depósitos seria o terceiro pilar da "união bancária", mas essa proposta enfrenta resistência da Alemanha.

Já a vice de Nouy, Sabine Lautenschläger, comentou hoje que os bancos do Reino Unido precisarão ter "raízes sólidas" se quiserem licenças de acesso à União Europeia depois que o país deixar o bloco. O governo britânico pretende iniciar negociações para o chamado "Brexit" - processo para a retirada do Reino Unido da UE - na quarta-feira (29). Fonte: Dow Jones Newswires.