Presidente do BC chinês prevê que taxa de câmbio do yuan ficará estável este ano

Economia

Presidente do BC chinês prevê que taxa de câmbio do yuan ficará estável este ano

Redação Folha Vitória

Pequim - O presidente do Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês), Zhou Xiaochuan, disse hoje que a taxa de câmbio do yuan ficará basicamente estável este ano e enfatizou que uma política monetária mais neutra é consistente com os esforços do governo de reduzir a alavancagem na economia.

"A taxa do yuan vai mostrar uma tendência própria de estabilização" à medida que a economia doméstica se estabilizar, o governo prosseguir com reformas no lado da oferta e investidores globais tiverem mais confiança na economia doméstica", disse Zhou, durante coletiva no Congresso Nacional do Povo.

Segundo Zhou, não há grandes mudanças nas políticas cambiais. "As autoridades estão apenas fazendo um trabalho mais refinado na execução das políticas", comentou.

A China está adotando uma política monetária prudente mais voltada para a neutralidade este ano, afirmou Zhou. Esta postura vai favorecer reformas no lado da oferta, que envolvem reduzir o excesso de capacidade industrial, assim como o endividamento das empresas. Algumas companhias não se sentirão pressionadas a reduzir sua alavancagem se a política monetária for excessivamente acomodatícia, argumentou Zhou.

No último fim de semana, o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, anunciou uma meta de crescimento ligeiramente menor para este ano, de 6,5%, embora tenha incitado o país a tentar superar essa marca, se possível. Fonte: Dow Jones Newswires.