Economia

Confiança do setor de serviços cai 3,5 pontos em março ante fevereiro, diz FGV

Com a queda, o indicador atingiu o menor valor desde outubro de 2018, quando havia registrado 89,5 pontos

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 3,5 pontos na passagem de fevereiro para março, descendo a 93,0 pontos, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta sexta-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com a queda, o indicador atingiu o menor valor desde outubro de 2018, quando havia registrado 89,5 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 0,5 ponto, interrompendo uma sequência de sete meses de altas seguidas.

A FGV creditou a queda a um ajuste de expectativas. "O retorno da confiança de serviços para o patamar do final do período eleitoral ainda parece estar mais associado a um ajuste das expectativas, que nos últimos dois meses já cedeu dois terços das altas observadas desde outubro. A novidade em março foi o recuo dos indicadores sobre o momento presente, sugerindo que o ritmo lento de recuperação ainda persiste nesse primeiro trimestre de 2019", diz nota divulgada pela entidade.

A queda do ICS em março atingiu nove das 13 atividades pesquisadas pela FGV e foi verificada tanto nas expectativas para o futuro quanto na avaliação da situação corrente. O Índice de Expectativas (IE-S) encolheu 5,7 pontos, para 96,9 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 1,3 ponto, para 89,3 pontos.

De acordo com a FGV, a retração do IE-S foi influenciada tanto pelo indicador que mede a demanda prevista nos próximos três meses como pelo indicador que apura a tendência dos negócios nos próximos seis meses. Ambos caíram 5,8 e 5,7 pontos, para 94,9 e 98,8 pontos, respectivamente.

No caso do ISA-S, os dois indicadores também recuaram em março. O índice de volume de demanda atual diminuiu 0,9 ponto, para 89,2 pontos, e o indicador de situação atual dos negócios retraiu 1,7 ponto, para 89,4 pontos.

Em março, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços subiu 1,5 ponto porcentual, para 83,0%.

A coleta de dados para a edição de março da Sondagem de Serviços incluiu 1.918 empresas e foi realizada pela FGV entre os dias 1º e 26 do mês.

Pontos moeda