Economia

Secretário de Estado palestra sobre turismo em Guarapari

Os atrativos além da praia foram abordados durante evento na manhã dessa terça-feira (19).

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Foto: Foto Na Mão.com
Dorval Uliana falou sobre as ações e perspectivas para o turismo.

Com palestra do Secretário de Turismo do Estado, Dorval Uliana, o 102º Encontro Empresarial de Guarapari, trouxe o tema “Ações e Perspectivas do Turismo no Espírito Santo e em Guarapari”. Sobre o evento, realizado nessa terça-feira (19), Uliana destacou a preocupação do Estado quanto à destinação do Radium Hotel. Segundo ele, é preciso respeitar a importância histórica, cultural e afetiva que o patrimônio tem para Guarapari. “Estamos montando um grupo de alto nível no governo para avaliar as possibilidades adequadas de destinação do Radium Hotel, amadurecer melhor quais equipamentos o prédio pode receber”, explicou.

Também presente no encontro, Gedson Merízio, Subsecretário Estadual de Turismo destacou a importância do assunto. “Falar de turismo, é falar do nosso mercado de Guarapari. Discussões que promovam o crescimento desse setor são sempre de interesse e a participação da sociedade foi muito boa”.

Foto: Foto Na Mão.com
Dorval Uliana e Gedson Merízio, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

E quando se fala em turismo, uma questão entra em cena: O melhor aproveitamento dos potenciais turísticos de Guarapari e alternativas que movimentem o setor também fora do verão, considerado a alta temporada. O turismo de saúde, por exemplo, já tem sido discutido, mas outros segmentos devem entrar no radar do poder público. Sobre isso, o secretário comentou que já há grupos e estudos no sentido de explorar o turismo religioso, em especial, ligado ao Santuário Nacional de São José de Anchieta. Além da proximidade das cidades, o próprio Dorval também já mencionou, em ocasião anterior, a respeito de estudos muito aprofundados em Portugal sobre a pertinência de Guarapari no contexto de Anchieta.

Contudo, a diversificação pode ir além, com turismo cultural e esportivo, por exemplo. Dorval Uliana ressaltou que Guarapari possui esses atrativos, mas é preciso atenção do poder público e da iniciativa privada para fazer acontecer. “Guarapari é uma cidade privilegiada, assim como todo o Espírito Santo, e o turismo aqui não poder ser feito de sol e praia, apenas. O governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para articular com o setor no sentido de Guarapari ser destino turístico o ano inteiro”.

Pontos moeda