Economia

Lições de Anitta: o que o sucesso da cantora ensina para o seu negócio

Especialista diz que é preciso olhar para Anitta não como uma cantora, mas como uma empresária. Da mesma forma é preciso olhar para a música, como o entretenimento que ela entrega

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução / Instagram

Amada por uns e criticada por outros, o sucesso de Larissa de Macedo Machado é indiscutível. Para quem não ligou o nome à pessoa, trata-se da cantora e empresária Anitta. Nesta sexta-feira (25), ela alcançou o topo máximo do Spotify Global e "Envolver" se tornou a música mais ouvida no mundo nas últimas 24 horas, com 6,3 milhões de reproduções.

O reconhecimento da cantora para o talento além da música vem sendo reconhecido há anos. Em 2018, ela foi convidada pela Universidade de Harvard para dar uma palestra sobre o Brasil no evento 'Brazil Conference', em Massachusetts, nos Estados Unidos. 

Em julho do ano passado, Anitta ganhou uma cadeira no conselho de administração do Nubank, em uma aposta da startup nos conhecimentos da artista em marketing e na construção de marcas no mundo digital. 

Foto: Divulgação / FUCAPE
Paulo Victor Gomes Novaes

Para o especialista em Contabilidade Empresarial e doutorando em Controladoria e Finanças, Paulo Victor Gomes Novaes, no ramo dos negócios, é preciso olhar para a Anitta não como uma cantora, mas como uma empresária. Da mesma forma é preciso olhar para a música, como o entretenimento que ela entrega.

A pedido do Folha Vitória, Novaes listou alguns pontos da carreira da cantora e analisou o que isso pode ensinar para as empresas e empreendedores.

1. Anitta é visionária

"Lembro quando veio a fama de Anitta. Quando ela surgiu no cenário nacional, a visão da maioria era de que seria mais um caso de cantores que fazem sucesso com uma música só, como outros cantores. Só que a partir da música 'Show das Poderosas', já deu para perceber que ela queria muito mais do que '15 minutos de fama'. Enquanto ela alçava voos mais altos, as pessoas perceberam que ela tinha um apelo e tinha algo a mais. O que mais chama a atenção é a permanência, o desempenho que se mantém no mercado. Nos negócios, quando a empresa perdura no mercado acima da média, é porque tem algo que chama a atenção. Falar da Anitta é falar da empresa, do caso, do fenômeno. Existe uma empresa, uma equipe por trás dela. Anitta é uma empresa e das grandes."

2. Administração da própria carreira

"No campo da estratégia, ela tem um caminho bem trilhado. No nível de que busca fazer algo bem no detalhe, ela usa ferramentas de PDCA (Plan, do, check, act), que significa planejar, fazer, checar e agir. São ações que ela planeja, coloca a execução e vai monitorando, redireciona no que for necessário e coloca na execução."

3 - Planejamento de carreira

"Quando Anitta faz uma participação na abertura das Olimpíadas no Rio, percebe-se que ela estava acima da média. Não foi um evento nacional, mas foi algo mundial. Nesse momento, parece que ela já estava trilhando o caminho da internacionalização. O processo é o mesmo que acontece com empresas tradicionais, mas estamos falando de uma empresa que tem uma figura forte. Para isso dar certo, ela intensificou o estudos dos idiomas: desafios a mais para profissionais brasileiros. Novamente, ela planejou, testou, ajustou e agiu com mais direcionamento."

4. Fidelização de público

"Estamos falando de música, o produto que ela vende. Esse tipo de produto não é novo, mas carrega um público cativo. É o chamado senso de comunidade. Vivemos em comunidade há muitos anos, mas isso vem sendo percebido e explorado recentemente. Isso é interessante, pois visto que estamos numa comunidade, temos membros munidos de informação, que recebem benefícios, tem privilégios. Para um fã, aparecer na TV com uma faixa dela pode ser algo que não tem preço. Isso faz com que a pessoa queira interagir mais. Uma empresa de motos caras, de uma famosa marca, os donos dessas motos sempre andam em bando, como clubes. Eles consomem de tudo da marca. É o mesmo senso de comunidade que enxergo ao analisar o fenômeno Anitta. Ela mantém o público cativo, colocando musicas bem trabalhadas. Ela tem um nicho de mercado e trabalha cuidadosamente para entregar o que a comunidade espera dela"

Sucesso de Anitta

Ao longo dos últimos dias, os fãs da cantora puderam acompanhar o crescimento do hit "Envolver" nos charts mundiais, enquanto a brasileira quebrava recordes dos mercados brasileiro e latino.

No Brasil, nenhum outro cantor chegou nesse lugar na plataforma antes. Agora, no Top 1, Anitta é também a primeira cantora latina a realizar esse feito, ultrapassando Karol G e Kali Uchis que conseguiram chegar ao Top 2.

O que torna o feito da cantora ainda mais marcante é o fato de ser uma canção solo na interpretação, composta por ela, em parceria de Julio M. Gonzales Tavarez, Freddy Montalvo e José Carlos Cruz. No entanto, o trabalho quase não saiu do papel. Segundo a cantora, a Warner Records resistiu em realizar o lançamento. "Disseram que a música não iria a lugar nenhum e que eu não teria forçar para lançar isso sozinha", revelou ela no stories do Instagram.

A canção veio a público em 11 de novembro de 2021, como single do álbum "Girl From Rio", que será lançado na primeira quinzena de abril, mas o sucesso veio três meses depois. Em março, um desafio na internet chamado "El paso de Anitta", onde as pessoas reproduziam a coreografia da música. Isso fez com que Envolver viralizasse nas redes sociais, especialmente no TikTok.

O "challenge" ganhou força principalmente na América Latina e, consequentemente, começou a subir nos charts desses países. No México, por exemplo, a música chegou a avançar 80 posições em 24 horas.

Dia após dia, Anitta foi aumentando o número de ouvintes e a quantidade de reproduções na música. Os fãs da cantora puderam acompanhar a evolução e crescimento de "Envolver". No dia 6 de março, o hit amanheceu no Top 200 do Spotify Global, na posição 172, com 829 mil reproduções, sendo que mais de 200 mil vinham dos mexicanos.

Aos poucos, também foi ganhando espaço em países como Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Peru, Panamá, Peru, Equador e diversos outros. Não demorou muito para que chegasse ao Top 100: em 10 de março, a canção já estava na posição 92, com mais de 1 milhão de reproduções. Dois dias depois, já estava entre as 50 músicas mais ouvidas do mundo.

No último dia 19, ela chegou em 9º lugar, fazendo de Anitta a primeira brasileira a alcançar o Top 10 da plataforma. Menos de uma semana depois, a música já é mais ouvida do mundo.

*Com informações do Estadão




Pontos moeda