Economia

Páscoa deve movimentar R$ 61 milhões no comércio do ES

Segundo a Fecomércio, a data comemorativa é impulsionada pela venda de produtos como ovos e chocolates, além de pescados, vinhos, azeites e itens de decoração

Foto: Reprodução / Pinterest

A Páscoa é a data que abre o calendário de datas comemorativas mais importantes do ano para o comércio e deve movimentar R$ 61 milhões em vendas no Espírito Santo em 2023. A informação é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

A expectativa da Fecomércio é de crescimento real de 6,8% no faturamento em relação a 2022. No país, a alta estimada é de 2,8%.

A Páscoa é considerada a sexta data comemorativa mais relevante para o comércio capixaba, tendo como produtos mais procurados os ovos e chocolates, além de itens para decoração, pescados, vinhos e azeites. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os serviços de alimentação que oferecem a tradicional torta capixaba e outras refeições com frutos do mar também são positivamente impactados na data.

Na análise da Federação, mesmo com um orçamento mais enxuto, a intenção de compra tem mostrado maior disposição ao consumo. Especialmente em datas especiais, as famílias não deixam de consumir produtos relacionados ao momento. 

Pesquisa por produtos mais acessíveis

Mas, em vista da inflação mais elevada, a Fecomércio recomenda que os consumidores pesquisem mais para tentar encontrar produtos de valores mais acessíveis. 

Os chocolates, por exemplo, estão 14% mais caros do que na Páscoa de 2022, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O presidente da Fecomércio, Idalberto Moro, destaca que, além da venda de produtos, uma parcela do movimento econômico estadual deverá crescer impulsionada também pelo turismo de lazer, devido ao feriado prolongado, sendo uma oportunidade para os empresários potencializarem seus negócios relacionados a essa atividade.

Pontos moeda