• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

China alivia controle cambial imposto a multinacionais

Economia

China alivia controle cambial imposto a multinacionais

Pequim - O órgão regulador de divisas da China está afrouxando alguns controles cambiais para empresas com atuação multinacional, como parte do esforço para liberar a circulação de capitais, cortar custos corporativos e atender às necessidades do mercado.

Em um comunicado divulgado na sexta-feira à tarde, a Administração Estatal de Câmbio da China (SAFE, na sigla em inglês) afirmou que o país está expandindo um programa experimental que teve início em dezembro de 2012. As novas regras permitiriam que empresas com pelo menos US$ 100 milhões de receita em divisa estrangeira no ano passado movimentem este capital de "forma mais livre".

A China manteve durante anos uma conta de capital "fechada", ou seja, empresas, bancos e pessoas só podiam movimentar dinheiro, dentro ou fora do país, seguindo regras extremamente rígidas. O limite para a pessoa física atualmente é de US$ 50 mil por ano, enquanto os investimentos das empresas precisam de aprovação do governo.

A SAFE informou que as empresas que não tiveram violações graves de regras de divisas nos últimos três anos e não atuam em áreas "sensíveis" para fins de monitoramento de câmbio podem ser consideradas para participar do programa.

O objetivo é que o alívio dos controles de capital atraia mais investimento ao país e ofereça aos poupadores chineses novas opções além do mercado imobiliário. Fonte: Dow Jones Newswires.