Economia

Novas regras de fundos são passo importante, diz Anbima

São Paulo - As novas regras para os fundos de investimento, colocadas nesta segunda-feira, 28, em audiência pública pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), são um passo importante para consolidar o desenvolvimento da indústria de fundos brasileira, de acordo com nota da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

"Essa é uma reforma bastante esperada e que vai permitir que o setor continue crescendo com segurança e transparência no Brasil", disse, na nota, o vice-presidente da entidade, Carlos Massaru. De acordo com o executivo, a minuta divulgada hoje pela autarquia, traz aprimoramentos importantes para a indústria, com sugestões que devem estimular ainda mais a transparência, a eficiência e a competitividade do segmento de fundos brasileiro.

"A obrigação de envio de informações por meio físico, além de ineficiente do ponto de vista de custos, segurança e sustentabilidade, não representa necessariamente a garantia de melhor acesso à informação pelos investidores e potenciais investidores", explica Massaru. De acordo com as novas regras propostas pela CVM, os documentos mais relevantes deverão estar disponíveis no site do administrador do fundo e do gestor.

Outra mudança foi a criação do fundo simplificado, outra demanda da entidade. "Ao longo dos últimos anos, a indústria cresceu muito entre os investidores institucionais. O varejo cresceu a uma velocidade menor. Mas os fundos são um instrumento muito apropriado para que os investidores do varejo se habituem ao mundo dos investimentos. Por meio deles, as pessoas podem ter acesso a um instrumento seguro e bem regulado que oferece possibilidade de diversificação com gestão profissional", diz executivo da Anbima.

Pontos moeda