Economia

China eleva exportações de minério de ferro e petróleo em março, mas reduz cobre

Redação Folha Vitória

São Paulo - A China elevou suas importações de minério de ferro em março para 80,51 milhões de toneladas, uma alta de 8,9% ante o volume alcançado em igual mês do ano anterior. Em relação ao cobre e produtos relacionados ao metal, houve queda de 2,4% na mesma comparação, para 410 mil toneladas. O país lidera o consumo mundial de ambas as commodities.

No caso do minério de ferro, a alta pode ser explicada pela forte baixa dos preços no mercado internacional. Só no mês de março, a cotação do item acumulou recuo de 19%, atingindo diversas vezes seu menor nível desde 2008, quando teve início a série histórica. Na última sexta-feira, fechou a US$ 47,3 por tonelada, queda de 1,0% ante o patamar de quinta-feira.

Quanto ao petróleo bruto, as importações subiram 14% no mês passado, para 26,81 milhões de toneladas, também como consequência da forte baixa dos preços. As exportações somaram 750 mil toneladas em março, porém não há registros de embarques em igual mês de 2014.

As importações de produtos petrolíferos refinados avançaram 21% na comparação anual, para 2,87 milhões de toneladas, enquanto as exportações somaram 2,83 milhões de toneladas, uma alta de 3,3%. Com informações da Dow Jones Newswires

Pontos moeda