Economia

CNI: confiança do industrial cresce em abril, após três meses de queda

Redação Folha Vitória

Brasília - Depois de três meses em queda, a confiança do empresário industrial aumentou levemente em abril. De acordo com pesquisa divulgada há pouco pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice que mede a confiança do industrial subiu 1 ponto de março para abril, chegando a 38,5 pontos. Em abril do ano passado, esse mesmo indicador estava em 49,2 pontos.

De acordo com a metodologia da pesquisa, números abaixo de 50 indicam falta de confiança, e o indicador está abaixo desse patamar desde junho do ano passado.

"O crescimento da confiança deve-se à melhora das expectativas dos empresários", afirma a confederação, em nota.

O indicador que mede a percepção do empresário em relação às condições atuais caiu, o que mostra que o industrial avalia a situação no momento pior do que nos últimos seis meses. O recuo de 0,7 pontos em abriu, para 29,1 pontos, levou o número ao piso da série histórica.

O índice de expectativas, no entanto, aumentou 1,8 ponto, para 43,2 pontos. Isso significa que os empresários brasileiros estão um pouco mais otimistas em relação aos próximos seis meses, mas ainda continuam no nível que mostra que a expectativa para o futuro é pessimista(abaixo de 50).

Houve aumento na confiança nos três segmentos industriais: no setor de construção, passou de 38,4 pontos para 39,2 pontos. Na indústria extrativa, subiu de 40,7 pontos para 42,1 pontos. No segmento de transformação, a subida foi de 37,2 pontos para 38,2 pontos.

O índice de confiança também apresentou melhora em todos os portes de empresa pesquisados. Nas pequenas, foi de 36,3 pontos para 37,1 pontos; nas médias, de 35,9 para 37,1 pontos e, nas grandes, de 38,9 pontos para 40 pontos. A pesquisa foi realizada entre 1 e 15 de abril com 2.884 empresas, sendo 1.113 pequenas, 1.089 médias e 682 grandes.

Pontos moeda