Levy afirma que foco é conseguir avançar na questão da desoneração da folha

Economia

Levy afirma que foco é conseguir avançar na questão da desoneração da folha

Redação Folha Vitória

Nova York - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou a jornalistas na tarde desta segunda-feira, 20, que vai se empenhar após voltar ao Brasil, amanhã, 21, em conseguir avançar no projeto de lei para reduzir a desoneração da folha. "Esse é nosso foco, realmente (a desoneração) não tem se mostrado tão efetiva e é importante ter sinalização nessa área. Acho que aos poucos tem tido um entendimento melhor, inclusive com relação às empresas", afirmou o ministro. "É importante estar focado para ter solução rápida nisso."

Levy se encontrou em Nova York com investidores estrangeiros nesta segunda. Além disso, participou de um almoço no Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), no qual foi questionado sobre as perspectivas para a economia brasileira. Segundo o ministro, o encontro no Fed também contou com investidores de empresas.

O ministro disse que "os encontros foram bons" e tiveram dois focos. Um é explicar a estratégia macroeconômica do Brasil. "Isso tem resultados bastante concretos, no sentido de as pessoas estarem mais tranquilas, de entenderem melhor o que estamos fazendo e isso tem efeito nos preços, nas percepções do mercado."

O segundo ponto tratado nas conversas, de acordo com Levy, foi o financiamento à infraestrutura. Muitas vezes, disse o ministro, o estrangeiro quer saber se o investidor brasileiro está junto para poder participar dos projetos. Nesta terça, o ministro volta a se reunir com investidores.

O ministro afirmou que a presidente Dilma Rousseff vai fazer uma visita aos Estados Unidos, prevista para 30 de junho, e quer uma reaproximação com o setor econômico.