Economia

ONS eleva previsão de ENA na região Sudeste para abril

Redação Folha Vitória

São Paulo - Os dados preliminares da terceira revisão mensal feita pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico para o mês de abril mostram que o volume de chuvas na região Sudeste até o final do mês será maior do que aquele previsto na semana passada, mas ainda inferior à estimativa inicial apresentada no final de março. A projeção desta semana indica que a Energia Natural Afluente (ENA) da região em abril será equivalente a 88% da média de longo termo (MLT), três pontos porcentuais acima da previsão de 85% divulgada uma semana atrás. Inicialmente, o ONS projetava ENA equivalente a 95% da média histórica para meses de abril.

As projeções preliminares desta semana - o dado oficial deve ser divulgado à tarde - mostram, por outro lado, previsões ainda menos favoráveis para as regiões Nordeste e Norte. A terceira revisão mensal mostra que a ENA de abril na região Nordeste deve ser equivalente a 56% da MLT, abaixo dos 58% previstos na semana passada e da previsão inicial de 62% da média histórica. No caso da região Norte, a atualização feita nesta semana indica que a ENA será de 83% da MLT, abaixo dos 84% da semana passada e dos 87% iniciais.

A expectativa mais favorável continua sendo na região Sul, onde a previsão de chuvas permanece próxima da média histórica. O ONS destaca, nesta semana, que a ENA deve ficar em 95% da MLT, abaixo da estimativa de 117% da MLT apresentada na semana passada, mas ainda acima da previsão inicial de 88% da média histórica para meses de abril.

Pontos moeda